AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5689 "inscrito_id" => 14404 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL" "resumo" => "As práticas de linguagem no mundo contemporâneo são dinâmicas e multifacetadas, sobretudo as que se prestam à compreensão de contextos digitais. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo analisar os processos de interação e os usos da linguagem no âmbito das mídias sociais pertencentes à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL, tendo em conta a perspectiva dos multiletramentos na interface com o marketing digital. Na consideração, ainda que em primeira instância, de que os ambientes digitais são permeados por múltiplas linguagens — verbal, visual, audiovisual e multimodal —, e que cada publicação nas mídias sociais tem um propósito comunicativo em vista do público a que se destina, busca-se compreender como essas linguagens são mobilizadas nas estratégias de comunicação interativa no contexto digital em tela, especialmente, nas redes sociais oficiais, como Instagram e Site Oficial. A perspectiva teórica da Pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (2000), orienta a análise da diversidade de formas de significação presentes nas práticas comunicativas contemporâneas. Destaca-se também o conceito de letramento como prática social (Street, 2014), que permite compreender a língua(gem) como ação situada, entremeada por contextos sociais, históricos e ideológicos. Ademais, a fundamentação está ancorada nos estudos de Rojo (2012) acerca dos multiletramentos nos (con)textos contemporâneos. A metodologia é de natureza qualitativa (Minayo, 2016), tendo como base a análise das postagens e conteúdos publicados nas referidas mídias sociais, considerando algumas especificidades, como, por exemplo, estrutura textual, recursos visuais, estratégias discursivas e também engajamento do público-alvo, numa espécie de netnografia. Os resultados apontam, em vista dos dados analisados, que os fluxos comunicacionais promovidos nesses canais digitais ultrapassam a mera transmissão de informações, configurando-se, portanto, como espaços que permitem a participação cidadã e, sobretudo, a construção de sentidos no âmbito educacional, cuja língua(gem) exerce papel de inter-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14404_TB5689_08042025125845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO FELIPE MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegofelipems@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5689 "inscrito_id" => 14404 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO MARKETING DIGITAL" "resumo" => "As práticas de linguagem no mundo contemporâneo são dinâmicas e multifacetadas, sobretudo as que se prestam à compreensão de contextos digitais. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo analisar os processos de interação e os usos da linguagem no âmbito das mídias sociais pertencentes à Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL, tendo em conta a perspectiva dos multiletramentos na interface com o marketing digital. Na consideração, ainda que em primeira instância, de que os ambientes digitais são permeados por múltiplas linguagens — verbal, visual, audiovisual e multimodal —, e que cada publicação nas mídias sociais tem um propósito comunicativo em vista do público a que se destina, busca-se compreender como essas linguagens são mobilizadas nas estratégias de comunicação interativa no contexto digital em tela, especialmente, nas redes sociais oficiais, como Instagram e Site Oficial. A perspectiva teórica da Pedagogia dos multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (2000), orienta a análise da diversidade de formas de significação presentes nas práticas comunicativas contemporâneas. Destaca-se também o conceito de letramento como prática social (Street, 2014), que permite compreender a língua(gem) como ação situada, entremeada por contextos sociais, históricos e ideológicos. Ademais, a fundamentação está ancorada nos estudos de Rojo (2012) acerca dos multiletramentos nos (con)textos contemporâneos. A metodologia é de natureza qualitativa (Minayo, 2016), tendo como base a análise das postagens e conteúdos publicados nas referidas mídias sociais, considerando algumas especificidades, como, por exemplo, estrutura textual, recursos visuais, estratégias discursivas e também engajamento do público-alvo, numa espécie de netnografia. Os resultados apontam, em vista dos dados analisados, que os fluxos comunicacionais promovidos nesses canais digitais ultrapassam a mera transmissão de informações, configurando-se, portanto, como espaços que permitem a participação cidadã e, sobretudo, a construção de sentidos no âmbito educacional, cuja língua(gem) exerce papel de inter-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14404_TB5689_08042025125845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO FELIPE MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegofelipems@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }