CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5834 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO" "resumo" => "O gênero literário chick-lit é um subgênero da ficção contemporânea que aborda temas relacionados à vida das mulheres modernas, como carreira, romance e autodescoberta, frequentemente utilizando um tom leve e humorístico. Embora popular entre o público feminino, essa literatura é criticada por reforçar estereótipos de gênero e limitar a representação das experiências femininas àquelas de mulheres brancas, cisheterossexuais, de classe média e habitantes de grandes centros urbanos. Diante das discussões contemporâneas sobre gênero, interseccionalidade e feminismo (hooks, 2019), é necessário questionar como essas obras contribuem para a construção ou desconstrução de normas sociais. Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações das personagens femininas na chick-lit à luz das discussões contemporâneas de gênero (Butler, 2003). Especificamente, busca-se investigar como as protagonistas refletem ou desafiam expectativas de gênero, identificar estereótipos, explorar a construção de independência feminina e avaliar a influência de mudanças socioculturais nas representações dessas personagens. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre gênero, sexualidade e chick-lit (Ferriss e Young, 2006; Smith, 2008; Negra, 2009). Em seguida, será realizada uma análise de conteúdo qualitativa em obras publicadas nos últimos trinta anos (1995, 2000, 2005, 2010, 2015, 2020 e 2025), focando nas representações femininas. As personagens serão analisadas quanto à construção de identidade, papeis de gênero e subversão ou reforço de estereótipos. A linguagem e os diálogos também serão considerados para entender como perpetuam ou desafiam normas sociais. Espera-se que os resultados revelem tensões entre as expectativas tradicionais de gênero e as lutas contemporâneas das mulheres nas narrativas chick-lit, além de destacar as limitações em termos de diversidade e interseccionalidade. A pesquisa visa contribuir para uma análise crítica do gênero chick-lit, promovendo uma visão mais inclusiva e consciente das representações femininas na literatura popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID212_TB5834_08042025151907.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍA SILVEIRA ALDA" "autor_nome_curto" => "LUCÍA" "autor_email" => "lucia.alda@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5834 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA CHICK-LIT: ESTEREÓTIPOS, SUBVERSÕES E LACUNAS DE REPRESENTAÇÃO" "resumo" => "O gênero literário chick-lit é um subgênero da ficção contemporânea que aborda temas relacionados à vida das mulheres modernas, como carreira, romance e autodescoberta, frequentemente utilizando um tom leve e humorístico. Embora popular entre o público feminino, essa literatura é criticada por reforçar estereótipos de gênero e limitar a representação das experiências femininas àquelas de mulheres brancas, cisheterossexuais, de classe média e habitantes de grandes centros urbanos. Diante das discussões contemporâneas sobre gênero, interseccionalidade e feminismo (hooks, 2019), é necessário questionar como essas obras contribuem para a construção ou desconstrução de normas sociais. Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações das personagens femininas na chick-lit à luz das discussões contemporâneas de gênero (Butler, 2003). Especificamente, busca-se investigar como as protagonistas refletem ou desafiam expectativas de gênero, identificar estereótipos, explorar a construção de independência feminina e avaliar a influência de mudanças socioculturais nas representações dessas personagens. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre gênero, sexualidade e chick-lit (Ferriss e Young, 2006; Smith, 2008; Negra, 2009). Em seguida, será realizada uma análise de conteúdo qualitativa em obras publicadas nos últimos trinta anos (1995, 2000, 2005, 2010, 2015, 2020 e 2025), focando nas representações femininas. As personagens serão analisadas quanto à construção de identidade, papeis de gênero e subversão ou reforço de estereótipos. A linguagem e os diálogos também serão considerados para entender como perpetuam ou desafiam normas sociais. Espera-se que os resultados revelem tensões entre as expectativas tradicionais de gênero e as lutas contemporâneas das mulheres nas narrativas chick-lit, além de destacar as limitações em termos de diversidade e interseccionalidade. A pesquisa visa contribuir para uma análise crítica do gênero chick-lit, promovendo uma visão mais inclusiva e consciente das representações femininas na literatura popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID212_TB5834_08042025151907.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍA SILVEIRA ALDA" "autor_nome_curto" => "LUCÍA" "autor_email" => "lucia.alda@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }