EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA E A CRITICIDADE COMO FERRAMENTA DE EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
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A presente pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, fundamentada nas orientações de Triviños e em autores como Freire, Pennycook e hooks. O foco das discussões recaiu sobre temáticas contemporâneas como fake news, algoritmos e bolhas sociais, as quais emergiram como eixos centrais da análise, em consonância com as reflexões sobre letramento crítico e engajamento social. Participaram do estudo nove discentes de graduação de diferentes cursos de uma Universidade Pública do Nordeste brasileiro, para os quais a disciplina de inglês integra sua formação acadêmica. Ao término do encontro, os participantes foram convidados a elaborar um reflective journal, instrumento que visava promover a análise reflexiva sobre seu desempenho, a atuação docente e as possíveis áreas de aprimoramento. Os resultados indicam que a abordagem de temas atuais, que explicitam a criticidade nas discussões relacionadas à realidade dos alunos, pode contribuir significativamente para o fomento da emancipação discente, na medida em que os estudantes demonstram desenvolver uma perspectiva mais reflexiva e questionadora em relação ao seu entorno, alinhada aos princípios de uma pedagogia crítica." 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