O USO DE COLEÇÃO DIDÁTICA ICITIOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6643 "inscrito_id" => 12781 "titulo" => "O USO DE COLEÇÃO DIDÁTICA ICITIOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a utilização de coleções didáticas auxilia na promoção do acesso democrático à ciência. Para tal, utilizaremos como exemplo, o uso da coleção ictiológica do Laboratório de Fisiologia Animal e Metabolismo Ambiental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Campus Jequié) por meio do projeto Zootour. O uso das coleções didáticas possibilita uma aproximação do espaço e conhecimento acadêmicos com a sociedade, a partir da união de atividades que perpassem o ensino, a pesquisa e a extensão. Dessa forma, podemos enriquecer o ensino de ciências e proporcionar um aprendizado significativo e dinâmico sobre morfologia, fisiologia e aspectos de conservação ambiental com base na coleção em si e em propostas de atividades. Ao incentivar o interesse dos estudantes por meio de experiências práticas, buscamos fortalecer sua formação educacional e democratizar o conhecimento científico. Tal fato ocorre por meio de participação em exposições em feiras abertas ao público na UESB, onde são apresentados os exemplares que compõe as coleções, e as temáticas são contextualizadas de acordo com o público presente. Existe no processo, a aplicação de aulas práticas como uma forma de auxílio na facilitação do processo, proporcionando uma experiência mais interessante e próxima do real. Além disso, são organizadas visitas aos laboratórios para alunos de escolas públicas e privadas, permitindo interação direta com exemplares expostos e promovendo um aprendizado mais significativo. Ao proporcionar experiências práticas e interativas, tanto nas feiras quanto nas visitas aos laboratórios, conseguimos instigar o interesse e admiração dos alunos pelos animais, auxiliando no processo de sensibilização sobre a biodiversidade e conservação ambiental. Acreditamos que essas abordagens não apenas enriquecem a formação educacional, mas também incentivam uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados nas questões ambientais e científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12781_TB6643_03052025202814.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGNES DE JESUS SANTANA" "autor_nome_curto" => "AGNES Santana" "autor_email" => "202410613@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6643 "inscrito_id" => 12781 "titulo" => "O USO DE COLEÇÃO DIDÁTICA ICITIOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a utilização de coleções didáticas auxilia na promoção do acesso democrático à ciência. Para tal, utilizaremos como exemplo, o uso da coleção ictiológica do Laboratório de Fisiologia Animal e Metabolismo Ambiental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Campus Jequié) por meio do projeto Zootour. O uso das coleções didáticas possibilita uma aproximação do espaço e conhecimento acadêmicos com a sociedade, a partir da união de atividades que perpassem o ensino, a pesquisa e a extensão. Dessa forma, podemos enriquecer o ensino de ciências e proporcionar um aprendizado significativo e dinâmico sobre morfologia, fisiologia e aspectos de conservação ambiental com base na coleção em si e em propostas de atividades. Ao incentivar o interesse dos estudantes por meio de experiências práticas, buscamos fortalecer sua formação educacional e democratizar o conhecimento científico. Tal fato ocorre por meio de participação em exposições em feiras abertas ao público na UESB, onde são apresentados os exemplares que compõe as coleções, e as temáticas são contextualizadas de acordo com o público presente. Existe no processo, a aplicação de aulas práticas como uma forma de auxílio na facilitação do processo, proporcionando uma experiência mais interessante e próxima do real. Além disso, são organizadas visitas aos laboratórios para alunos de escolas públicas e privadas, permitindo interação direta com exemplares expostos e promovendo um aprendizado mais significativo. Ao proporcionar experiências práticas e interativas, tanto nas feiras quanto nas visitas aos laboratórios, conseguimos instigar o interesse e admiração dos alunos pelos animais, auxiliando no processo de sensibilização sobre a biodiversidade e conservação ambiental. Acreditamos que essas abordagens não apenas enriquecem a formação educacional, mas também incentivam uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados nas questões ambientais e científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12781_TB6643_03052025202814.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGNES DE JESUS SANTANA" "autor_nome_curto" => "AGNES Santana" "autor_email" => "202410613@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }