Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E O USO DA CULTURA PARAENSE NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134307
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7287
    "inscrito_id" => 15604
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E O USO DA CULTURA PARAENSE NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este estudo propõe uma investigação futura sobre a aplicação de sequência de atividades no ensino de Estatística, utilizando a cultura paraense como eixo temático. A proposta baseia-se na contextualização do ensino para facilitar a compreensão dos conceitos estatísticos, tornando-os mais acessíveis e significativos para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa será realizada por meio da coleta de dados a partir de questionários aplicados presencialmente a uma amostra de aproximadamente 30 participantes. Os dados obtidos serão organizados e analisados em diferentes níveis, permitindo a compreensão da variabilidade individual e grupal dentro do contexto cultural paraense. A escolha do tema fundamenta-se na proximidade da cultura paraense com o cotidiano dos alunos, o que se espera que favoreça sua participação ativa e compreensão intuitiva dos conceitos abordados. O estudo prevê a utilização de pictogramas e outras representações visuais para facilitar a interpretação dos dados, contribuindo para o desenvolvimento do letramento estatístico. Ademais, a investigação buscará identificar padrões e tendências na preferência cultural dos participantes, permitindo reflexões sobre a forma como essas escolhas podem representar aspectos da identidade local. A expectativa é que os resultados obtidos forneçam subsídios para aprimorar a formação de estratégias pedagógicas mais eficazes no ensino de Estatística, promovendo um aprendizado mais significativo e aplicado à realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa contribuirá não apenas para o fortalecimento do ensino da Estatística nos anos iniciais, mas também para a valorização da cultura local como elemento integrador no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15604_TB7287_26042025150624.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMDREI SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "AMDREI"
    "autor_email" => "amdrei.serrao.mat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134307
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7287
    "inscrito_id" => 15604
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E O USO DA CULTURA PARAENSE NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este estudo propõe uma investigação futura sobre a aplicação de sequência de atividades no ensino de Estatística, utilizando a cultura paraense como eixo temático. A proposta baseia-se na contextualização do ensino para facilitar a compreensão dos conceitos estatísticos, tornando-os mais acessíveis e significativos para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa será realizada por meio da coleta de dados a partir de questionários aplicados presencialmente a uma amostra de aproximadamente 30 participantes. Os dados obtidos serão organizados e analisados em diferentes níveis, permitindo a compreensão da variabilidade individual e grupal dentro do contexto cultural paraense. A escolha do tema fundamenta-se na proximidade da cultura paraense com o cotidiano dos alunos, o que se espera que favoreça sua participação ativa e compreensão intuitiva dos conceitos abordados. O estudo prevê a utilização de pictogramas e outras representações visuais para facilitar a interpretação dos dados, contribuindo para o desenvolvimento do letramento estatístico. Ademais, a investigação buscará identificar padrões e tendências na preferência cultural dos participantes, permitindo reflexões sobre a forma como essas escolhas podem representar aspectos da identidade local. A expectativa é que os resultados obtidos forneçam subsídios para aprimorar a formação de estratégias pedagógicas mais eficazes no ensino de Estatística, promovendo um aprendizado mais significativo e aplicado à realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa contribuirá não apenas para o fortalecimento do ensino da Estatística nos anos iniciais, mas também para a valorização da cultura local como elemento integrador no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15604_TB7287_26042025150624.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMDREI SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "AMDREI"
    "autor_email" => "amdrei.serrao.mat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo propõe uma investigação futura sobre a aplicação de sequência de atividades no ensino de Estatística, utilizando a cultura paraense como eixo temático. A proposta baseia-se na contextualização do ensino para facilitar a compreensão dos conceitos estatísticos, tornando-os mais acessíveis e significativos para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa será realizada por meio da coleta de dados a partir de questionários aplicados presencialmente a uma amostra de aproximadamente 30 participantes. Os dados obtidos serão organizados e analisados em diferentes níveis, permitindo a compreensão da variabilidade individual e grupal dentro do contexto cultural paraense. A escolha do tema fundamenta-se na proximidade da cultura paraense com o cotidiano dos alunos, o que se espera que favoreça sua participação ativa e compreensão intuitiva dos conceitos abordados. O estudo prevê a utilização de pictogramas e outras representações visuais para facilitar a interpretação dos dados, contribuindo para o desenvolvimento do letramento estatístico. Ademais, a investigação buscará identificar padrões e tendências na preferência cultural dos participantes, permitindo reflexões sobre a forma como essas escolhas podem representar aspectos da identidade local. A expectativa é que os resultados obtidos forneçam subsídios para aprimorar a formação de estratégias pedagógicas mais eficazes no ensino de Estatística, promovendo um aprendizado mais significativo e aplicado à realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa contribuirá não apenas para o fortalecimento do ensino da Estatística nos anos iniciais, mas também para a valorização da cultura local como elemento integrador no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.