Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE)EXISTÊNCIA, RESISTÊNCIA E PERTENCIMENTO: MULHERES TRANS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo em questão aborda as vivências de mulheres trans e travestis na educação, majoritariamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando os desafios, estratégias de resistência e formas de pertencimento no ambiente escolar. Será discutido como a escola pode ser um espaço tanto de exclusão quanto de (re)existência, tratando de barreiras enfrentadas por essas alunas. Trazendo estratégias de permanência e a importância de práticas pedagógicas inclusivas para a construção de uma educação igualitária. Abordando a importância da representatividade e inclusão dentro e fora de sala de aula na EJA, para que essas alunas sintam-se pertencentes a esse espaço, quebrando a barreira do ‘CIS’colonialismo e do ‘CIS’tema, ou seja, a importância de uma didática e uma pedagogia anti-LGBTfóbica. O trabalho em questão irá dialogar com as seguintes obras: “Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação” de Tiffany Odara (2020); “Transfeminismo” de Letícia Nascimento (2021); “Pedagogias das Travestilidades” de Maria Clara Araújo dos Passos (2022) e “Ensinando a Transgredir” de Bell Hooks (2013). Portanto, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas educacionais que garantam o acesso, a permanência e a valorização das identidades trans e travestis no âmbito escolar.

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