Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ALÉM DO CALENDÁRIO: EXPERIÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA CRECHE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida por duas gestoras que, ao assumirem a direção de uma unidade pública de Educação Infantil em 2022, identificaram práticas pedagógicas fortemente pautadas em datas comemorativas, em descompasso com os princípios que regem a Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e os direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse cenário, foi proposta uma ruptura com essa lógica, por meio do diálogo com educadores e famílias, enfrentando resistências iniciais devido à naturalização dessas práticas no cotidiano escolar. A concepção comemorativa, marcada por recortes religiosos, comerciais e descontextualizados, foi substituída por uma abordagem pedagógica centrada em projetos com caráter investigativo, que valorizam temas de relevância social e política. A partir de referências como Barbosa (2010) e Oliveira (2012), defensoras de uma educação que respeita a escuta, o protagonismo e a pluralidade das infâncias, as gestoras promoveram formações e espaços de reflexão coletiva, reposicionando a prática pedagógica para além da reprodução de datas fixas. Os resultados demonstraram uma ampliação do olhar dos educadores sobre suas próprias práticas, o fortalecimento de vínculos entre equipe e comunidade, e, sobretudo, uma maior participação e envolvimento das crianças nos processos educativos. A superação de práticas excludentes abriu caminho para experiências mais significativas, éticas e inclusivas, alinhadas aos direitos das crianças e à função social da escola pública. A pesquisa evidencia que mudanças estruturais podem — e devem — ocorrer de forma firme e intencional, quando sustentadas por princípios democráticos e compromissos com a equidade e a qualidade da educação infantil.

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