Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO MONITORA ACADÊMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134286
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7250
    "inscrito_id" => 2181
    "titulo" => "PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO MONITORA ACADÊMICA"
    "resumo" => "A monitoria no ensino superior integra uma das diversas oportunidades que a vida acadêmica na Universidade pode oferecer, principalmente no que tange à colaboração mútua entre o discente-monitor e o docente-orientador. Para tanto, o objetivo deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, é relatar a prática vivida pela monitora na disciplina “Psicologia do Ensino e da Aprendizagem”, que compõe a estrutura curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Por isso, trata-se de um estudo qualitativo, pois serão utilizadas as memórias e registros relacionados à sala de aula. As aulas se deram durante os semestres 2022.2 ao 2023.2, no turno da noite, sendo ministradas pela Professora Doutora Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, sendo um total de 3 turmas do 2º período. Além de descrever como o programa pode contribuir para o aperfeiçoamento dos conteúdos, o presente estudo anseia também trazer detalhes da didática adotada pela docente, que incluía a monitora em seus planejamentos de aulas. Outro aspecto importante, é o papel inclusivo que a monitora pôde exercer em sala de aula e fora dela, devido a presença de estudantes com alguma necessidade de suporte específica. Em suma, o programa foi de grande importância para a trajetória e formação da discente-monitora, uma vez que, trouxe mais independência, responsabilidade, articulação, senso de inclusão e coletividade, proporcionando novos horizontes e perspectivas quanto ao futuro profissional e acadêmico. No mais, é indispensável ressaltar que a experiência na monitoria muda o olhar do discente, que em breve será um docente, trazendo mais empatia, respeito e entendimento diante das dificuldades que podem surgir, além de proporcionar aprendizado, desenvolvimento, dinamismo e eficiência para oferecer o melhor possível, em termos didáticos, aos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2181_TB7250_25042025125523.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MADU LEÃO"
    "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134286
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7250
    "inscrito_id" => 2181
    "titulo" => "PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO MONITORA ACADÊMICA"
    "resumo" => "A monitoria no ensino superior integra uma das diversas oportunidades que a vida acadêmica na Universidade pode oferecer, principalmente no que tange à colaboração mútua entre o discente-monitor e o docente-orientador. Para tanto, o objetivo deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, é relatar a prática vivida pela monitora na disciplina “Psicologia do Ensino e da Aprendizagem”, que compõe a estrutura curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Por isso, trata-se de um estudo qualitativo, pois serão utilizadas as memórias e registros relacionados à sala de aula. As aulas se deram durante os semestres 2022.2 ao 2023.2, no turno da noite, sendo ministradas pela Professora Doutora Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, sendo um total de 3 turmas do 2º período. Além de descrever como o programa pode contribuir para o aperfeiçoamento dos conteúdos, o presente estudo anseia também trazer detalhes da didática adotada pela docente, que incluía a monitora em seus planejamentos de aulas. Outro aspecto importante, é o papel inclusivo que a monitora pôde exercer em sala de aula e fora dela, devido a presença de estudantes com alguma necessidade de suporte específica. Em suma, o programa foi de grande importância para a trajetória e formação da discente-monitora, uma vez que, trouxe mais independência, responsabilidade, articulação, senso de inclusão e coletividade, proporcionando novos horizontes e perspectivas quanto ao futuro profissional e acadêmico. No mais, é indispensável ressaltar que a experiência na monitoria muda o olhar do discente, que em breve será um docente, trazendo mais empatia, respeito e entendimento diante das dificuldades que podem surgir, além de proporcionar aprendizado, desenvolvimento, dinamismo e eficiência para oferecer o melhor possível, em termos didáticos, aos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2181_TB7250_25042025125523.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MADU LEÃO"
    "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A monitoria no ensino superior integra uma das diversas oportunidades que a vida acadêmica na Universidade pode oferecer, principalmente no que tange à colaboração mútua entre o discente-monitor e o docente-orientador. Para tanto, o objetivo deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, é relatar a prática vivida pela monitora na disciplina “Psicologia do Ensino e da Aprendizagem”, que compõe a estrutura curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Por isso, trata-se de um estudo qualitativo, pois serão utilizadas as memórias e registros relacionados à sala de aula. As aulas se deram durante os semestres 2022.2 ao 2023.2, no turno da noite, sendo ministradas pela Professora Doutora Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, sendo um total de 3 turmas do 2º período. Além de descrever como o programa pode contribuir para o aperfeiçoamento dos conteúdos, o presente estudo anseia também trazer detalhes da didática adotada pela docente, que incluía a monitora em seus planejamentos de aulas. Outro aspecto importante, é o papel inclusivo que a monitora pôde exercer em sala de aula e fora dela, devido a presença de estudantes com alguma necessidade de suporte específica. Em suma, o programa foi de grande importância para a trajetória e formação da discente-monitora, uma vez que, trouxe mais independência, responsabilidade, articulação, senso de inclusão e coletividade, proporcionando novos horizontes e perspectivas quanto ao futuro profissional e acadêmico. No mais, é indispensável ressaltar que a experiência na monitoria muda o olhar do discente, que em breve será um docente, trazendo mais empatia, respeito e entendimento diante das dificuldades que podem surgir, além de proporcionar aprendizado, desenvolvimento, dinamismo e eficiência para oferecer o melhor possível, em termos didáticos, aos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.