Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA ETI JOÃO XXIII - BARREIROS, PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Escola em Tempo Integral tem se consolidado como uma importante política pública voltada para a melhoria da qualidade da educação e a formação integral do estudante. Ao ampliar a carga horária diária dos discentes e incorporar disciplinas diversificadas à grade curricular, a iniciativa busca promover o desenvolvimento pleno dos sujeitos, valorizando aspectos cognitivos, sociais, culturais e emocionais. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo apresentar as vivências no ano de 2024 pela Escola Municipal João XXIII ao se tornar uma Escola em Tempo Integral. A ETI João XIII é uma escola que possui o ensino infantil e o ensino fundamental I, ao fazer parte do Programa Escola em Tempo Integral, a escola passou a ofertar para seus discentes, no contraturno, atividades diversificadas, que foram as disciplinas de música, dança, esportes, libras, projeto de vida e formação de hábitos individuais. Diante do aporte financeiro disponibilizado pelo programa, foi possível trazer diversos benefícios para o espaço físico escolar, como a construção de um refeitório, climatização e construção de novas salas. Com essas mudanças na escola, foi possível observar que a expansão da carga horária foi bastante exitosa, já que os discentes ao almoçarem com os professores começaram a terem hábitos de alimentação mais saudáveis, as disciplinas diversificadas fizeram bastante referências ao cotidiano do discente, fazendo com que ele levasse para a sua vida algumas das experiências vivenciadas nas aulas, e, diante desses fatos, foi constatada a diminuição da evasão escolar, mostrando o quanto era prazeroso os momentos vivenciados na escola. Com base nas experiências relatadas, conclui-se que o Programa Escola em Tempo Integral representou para a ETI João XXIII uma importante estratégia para a reconfiguração do ambiente escolar, lhe possibilitando uma jornada ampliada para o desenvolvimento integral dos estudantes, favorecendo sua formação acadêmica, social e cidadã.

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