NARRATIVAS ENGAJADAS E FORMAÇÃO DE AUTORES: REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM, TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134763 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8008 "inscrito_id" => 17535 "titulo" => "NARRATIVAS ENGAJADAS E FORMAÇÃO DE AUTORES: REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM, TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre os compromissos formativos envolvidos na constituição de sujeitos-autores, com ênfase na articulação entre linguagem, práticas educativas e mídias digitais. Parte-se do entendimento de que promover a autoria na educação implica criar condições para que diferentes experiências e visões de mundo sejam acolhidas como legítimas formas de saber e expressão. Fundamentado em Freire (2009), Rojo (2017), Jenkins (2009) e Scolari (2013; 2021), o estudo discute a potência das narrativas engajadas como práticas discursivas que integram memória, identidade e posicionamento crítico. A linguagem transmidiática é abordada não como mero recurso tecnológico, mas como ecossistema expressivo que amplia os repertórios de leitura e escrita, favorecendo formas mais diversas de construção e circulação de sentidos no ambiente escolar/acadêmico. Nesse contexto, o autor não é apenas aquele que produz textos, mas aquele que se reconhece como produtor de discursos significativos sobre si e sobre o mundo, em múltiplos formatos, gêneros textuais discursivos e mídias. Este trabalho visa contribuir para os debates sobre educação linguística crítica, defendendo práticas de letramento que rompem com modelos prescritivos e valorizam a escuta, a autoria e a multiplicidade de vozes no espaço escolar/acadêmico. O trabalho reafirma o papel da escola/academia como espaço de legitimação de experiências, de formação discursiva e de valorização da diversidade nas formas de dizer e significar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17535_TB8008_30052025115022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARICE CARDOSO TAVARES" "autor_nome_curto" => "ARICE" "autor_email" => "aricetavares@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134763 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8008 "inscrito_id" => 17535 "titulo" => "NARRATIVAS ENGAJADAS E FORMAÇÃO DE AUTORES: REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM, TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre os compromissos formativos envolvidos na constituição de sujeitos-autores, com ênfase na articulação entre linguagem, práticas educativas e mídias digitais. Parte-se do entendimento de que promover a autoria na educação implica criar condições para que diferentes experiências e visões de mundo sejam acolhidas como legítimas formas de saber e expressão. Fundamentado em Freire (2009), Rojo (2017), Jenkins (2009) e Scolari (2013; 2021), o estudo discute a potência das narrativas engajadas como práticas discursivas que integram memória, identidade e posicionamento crítico. A linguagem transmidiática é abordada não como mero recurso tecnológico, mas como ecossistema expressivo que amplia os repertórios de leitura e escrita, favorecendo formas mais diversas de construção e circulação de sentidos no ambiente escolar/acadêmico. Nesse contexto, o autor não é apenas aquele que produz textos, mas aquele que se reconhece como produtor de discursos significativos sobre si e sobre o mundo, em múltiplos formatos, gêneros textuais discursivos e mídias. Este trabalho visa contribuir para os debates sobre educação linguística crítica, defendendo práticas de letramento que rompem com modelos prescritivos e valorizam a escuta, a autoria e a multiplicidade de vozes no espaço escolar/acadêmico. O trabalho reafirma o papel da escola/academia como espaço de legitimação de experiências, de formação discursiva e de valorização da diversidade nas formas de dizer e significar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17535_TB8008_30052025115022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARICE CARDOSO TAVARES" "autor_nome_curto" => "ARICE" "autor_email" => "aricetavares@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }