Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEEDBACK IMEDIATO E ENGAJAMENTO DIGITAL: ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESCOLAS CAMPESINAS DE SANTA MARIA DE JETIBÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 18397
    "titulo" => "FEEDBACK IMEDIATO E ENGAJAMENTO DIGITAL: ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESCOLAS CAMPESINAS DE SANTA MARIA DE JETIBÁ"
    "resumo" => "Este artigo analisa as possibilidades e os desafios do uso de plataformas digitais de feedback imediato no processo de recomposição das aprendizagens nos componentes curriculares de Matemática e Ciências da Natureza. Além de favorecer o acompanhamento pedagógico, tais recursos também visam à melhoria do desempenho em avaliações padronizadas, como o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo), em consonância com os pressupostos de Moreira (2002), Moran (2015) e Mizukami (1986). A implementação da ferramenta requer o uso de notebooks e smartphones com acesso à internet, pois a leitura dos cartões com códigos QR é feita por meio de aplicativo — o que nem sempre é viável nas escolas campesinas, devido à baixa qualidade do sinal. Por outro lado, o feedback imediato permite o diagnóstico rápido das dificuldades, favorecendo a revisão e a recomposição dos objetos de conhecimento. A ação foi realizada em dois momentos, com base nos descritores previamente definidos pelo professor responsável, e os resultados demonstraram melhorias no desempenho das turmas. Ademais, a abordagem digital contribuiu para o engajamento dos estudantes, despertando maior interesse pelas atividades em um contexto marcado pelo limitado envolvimento familiar com a escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, evidencia que a integração de tecnologias digitais pode favorecer significativamente o trabalho docente, promovendo avanços na aprendizagem e no desempenho dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18397_TB8532_23062025165420.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINI SOARES COSSI"
    "autor_nome_curto" => "CARINI"
    "autor_email" => "matematica.pomerana@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 18397
    "titulo" => "FEEDBACK IMEDIATO E ENGAJAMENTO DIGITAL: ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESCOLAS CAMPESINAS DE SANTA MARIA DE JETIBÁ"
    "resumo" => "Este artigo analisa as possibilidades e os desafios do uso de plataformas digitais de feedback imediato no processo de recomposição das aprendizagens nos componentes curriculares de Matemática e Ciências da Natureza. Além de favorecer o acompanhamento pedagógico, tais recursos também visam à melhoria do desempenho em avaliações padronizadas, como o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo), em consonância com os pressupostos de Moreira (2002), Moran (2015) e Mizukami (1986). A implementação da ferramenta requer o uso de notebooks e smartphones com acesso à internet, pois a leitura dos cartões com códigos QR é feita por meio de aplicativo — o que nem sempre é viável nas escolas campesinas, devido à baixa qualidade do sinal. Por outro lado, o feedback imediato permite o diagnóstico rápido das dificuldades, favorecendo a revisão e a recomposição dos objetos de conhecimento. A ação foi realizada em dois momentos, com base nos descritores previamente definidos pelo professor responsável, e os resultados demonstraram melhorias no desempenho das turmas. Ademais, a abordagem digital contribuiu para o engajamento dos estudantes, despertando maior interesse pelas atividades em um contexto marcado pelo limitado envolvimento familiar com a escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, evidencia que a integração de tecnologias digitais pode favorecer significativamente o trabalho docente, promovendo avanços na aprendizagem e no desempenho dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18397_TB8532_23062025165420.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINI SOARES COSSI"
    "autor_nome_curto" => "CARINI"
    "autor_email" => "matematica.pomerana@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades e os desafios do uso de plataformas digitais de feedback imediato no processo de recomposição das aprendizagens nos componentes curriculares de Matemática e Ciências da Natureza. Além de favorecer o acompanhamento pedagógico, tais recursos também visam à melhoria do desempenho em avaliações padronizadas, como o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo), em consonância com os pressupostos de Moreira (2002), Moran (2015) e Mizukami (1986). A implementação da ferramenta requer o uso de notebooks e smartphones com acesso à internet, pois a leitura dos cartões com códigos QR é feita por meio de aplicativo — o que nem sempre é viável nas escolas campesinas, devido à baixa qualidade do sinal. Por outro lado, o feedback imediato permite o diagnóstico rápido das dificuldades, favorecendo a revisão e a recomposição dos objetos de conhecimento. A ação foi realizada em dois momentos, com base nos descritores previamente definidos pelo professor responsável, e os resultados demonstraram melhorias no desempenho das turmas. Ademais, a abordagem digital contribuiu para o engajamento dos estudantes, despertando maior interesse pelas atividades em um contexto marcado pelo limitado envolvimento familiar com a escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, evidencia que a integração de tecnologias digitais pode favorecer significativamente o trabalho docente, promovendo avanços na aprendizagem e no desempenho dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.