Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEST/UEA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho aborda o estágio supervisionado como componente essencial na formação docente, destacando seu papel na articulação entre teoria e prática e na construção da identidade profissional dos futuros professores. Fundamentado em autores como Pimenta, Almeida e Gatti, e em normativas legais (CNE/CP nº 28/2001; CNE/CE nº 35/2003), defende o estágio como ato educativo e investigativo, integrando o currículo das licenciaturas. O referencial teórico valoriza o estágio como espaço de reflexão crítica, ação pedagógica e pesquisa, elementos que formam a base de uma práxis transformadora. O estágio é compreendido como momento em que o discente vivencia a realidade escolar, enfrenta desafios da docência e realiza um diálogo entre conhecimento acadêmico e prática educativa. A interdisciplinaridade é apresentada como princípio do currículo, exigindo articulação entre componentes curriculares, professores e contextos escolares. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), envolvendo duas turmas em estágio supervisionado. Os resultados evidenciam a importância da proposta curricular do curso, construída com base na realidade amazônica e voltada à formação de professores comprometidos com a educação infantil, ensino fundamental, educação indígena, especial e de jovens e adultos. Os componentes curriculares são organizados de forma progressiva, visando à preparação teórica, metodológica e prática dos discentes. O estágio supervisionado é apontado como espaço de reflexão, intervenção e construção de saberes, que permite ao discente vivenciar e transformar a realidade educacional. A formação docente, nesse contexto, é vista como processo contínuo de reflexão sobre a prática e com a prática, sendo o estágio o momento culminante da formação, onde teoria e prática se encontram de forma crítica e propositiva, contribuindo significativamente para a profissionalização docente.

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