Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES DE ENSINO E ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135635
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9282
    "inscrito_id" => 19687
    "titulo" => "RELAÇÕES DE ENSINO E ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar as análises preliminares de um projeto de ensino e pesquisa intitulado “Relações de ensino e Alfabetização Discursiva: a apropriação do conhecimento nas práticas escolares do ensino fundamental” (Martinez, 2024) desenvolvido em uma turma de crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal no interior do estado de São Paulo. Sua elaboração parte das indagações de uma professora sobre a constituição das interações pedagógicas entre crianças e adulto em sua sala de aula, o que faz com que ela volte o olhar para os processos de produção de sentidos que emergem das práticas escolares. O conceito de Relações de Ensino (Smolka, 2012) inspira e orienta para as interações discursivas em sala de aula, nas quais a produção do conhecimento e a apropriação da linguagem escrita se fazem presentes. Tal perspectiva orienta uma valorização da produção do conhecimento em sala de aula, seja relacionada aos modos de mediação e realização da prática pedagógica, seja relacionada à produção do conhecimento, propriamente dito, pelos estudantes. Durante o ano letivo de 2024, a professora-pesquisadora registrou as interações pedagógicas cotidianas por diferentes instrumentos (vídeos, fotos, entre outros). A unidade de análise escolhida foi a materialidade discursiva, ou seja, os enunciados elaborados nas mais diversas atividades em sala de aula. O primeiro movimento de análise aponta que a dinâmica de apropriação da linguagem escrita tende a ser afetada e afetiva pelas experiências sociais e individuais das crianças quando elas vão assumindo um lugar enunciativo de valoração, ou seja, quando são consideradas como sentidos pertencentes às interações escolares. Isso reforça a imporância de compreender os processo de ensinar e aprender como participantes das relações de ensino, dinamicas que reverberam e se constituem pela experiência social de cada criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19687_TB9282_06082025093205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OFRETORIO DE OLIVEIRA MARTIN MARTINEZ"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "aofretorio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135635
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9282
    "inscrito_id" => 19687
    "titulo" => "RELAÇÕES DE ENSINO E ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar as análises preliminares de um projeto de ensino e pesquisa intitulado “Relações de ensino e Alfabetização Discursiva: a apropriação do conhecimento nas práticas escolares do ensino fundamental” (Martinez, 2024) desenvolvido em uma turma de crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal no interior do estado de São Paulo. Sua elaboração parte das indagações de uma professora sobre a constituição das interações pedagógicas entre crianças e adulto em sua sala de aula, o que faz com que ela volte o olhar para os processos de produção de sentidos que emergem das práticas escolares. O conceito de Relações de Ensino (Smolka, 2012) inspira e orienta para as interações discursivas em sala de aula, nas quais a produção do conhecimento e a apropriação da linguagem escrita se fazem presentes. Tal perspectiva orienta uma valorização da produção do conhecimento em sala de aula, seja relacionada aos modos de mediação e realização da prática pedagógica, seja relacionada à produção do conhecimento, propriamente dito, pelos estudantes. Durante o ano letivo de 2024, a professora-pesquisadora registrou as interações pedagógicas cotidianas por diferentes instrumentos (vídeos, fotos, entre outros). A unidade de análise escolhida foi a materialidade discursiva, ou seja, os enunciados elaborados nas mais diversas atividades em sala de aula. O primeiro movimento de análise aponta que a dinâmica de apropriação da linguagem escrita tende a ser afetada e afetiva pelas experiências sociais e individuais das crianças quando elas vão assumindo um lugar enunciativo de valoração, ou seja, quando são consideradas como sentidos pertencentes às interações escolares. Isso reforça a imporância de compreender os processo de ensinar e aprender como participantes das relações de ensino, dinamicas que reverberam e se constituem pela experiência social de cada criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19687_TB9282_06082025093205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OFRETORIO DE OLIVEIRA MARTIN MARTINEZ"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "aofretorio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as análises preliminares de um projeto de ensino e pesquisa intitulado “Relações de ensino e Alfabetização Discursiva: a apropriação do conhecimento nas práticas escolares do ensino fundamental” (Martinez, 2024) desenvolvido em uma turma de crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal no interior do estado de São Paulo. Sua elaboração parte das indagações de uma professora sobre a constituição das interações pedagógicas entre crianças e adulto em sua sala de aula, o que faz com que ela volte o olhar para os processos de produção de sentidos que emergem das práticas escolares. O conceito de Relações de Ensino (Smolka, 2012) inspira e orienta para as interações discursivas em sala de aula, nas quais a produção do conhecimento e a apropriação da linguagem escrita se fazem presentes. Tal perspectiva orienta uma valorização da produção do conhecimento em sala de aula, seja relacionada aos modos de mediação e realização da prática pedagógica, seja relacionada à produção do conhecimento, propriamente dito, pelos estudantes. Durante o ano letivo de 2024, a professora-pesquisadora registrou as interações pedagógicas cotidianas por diferentes instrumentos (vídeos, fotos, entre outros). A unidade de análise escolhida foi a materialidade discursiva, ou seja, os enunciados elaborados nas mais diversas atividades em sala de aula. O primeiro movimento de análise aponta que a dinâmica de apropriação da linguagem escrita tende a ser afetada e afetiva pelas experiências sociais e individuais das crianças quando elas vão assumindo um lugar enunciativo de valoração, ou seja, quando são consideradas como sentidos pertencentes às interações escolares. Isso reforça a imporância de compreender os processo de ensinar e aprender como participantes das relações de ensino, dinamicas que reverberam e se constituem pela experiência social de cada criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.