Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os desafios no processo de construção da identidade, em especial, da identidade negra no espaço escolar são visíveis. As diversas práticas de bulliyng, preconceito e discriminação em razão da cor da pele ou de fenótipos. Encontram-se casos que demonstram que o racismo é uma prática ainda presente na sociedade. A vasta literatura produzida sobre a temática expõe como o racismo vem sendo perpetuado e reproduzido ao longo dos anos. Assim, essa pesquisa busca analisar a função da escola no que se refere a construção da identidade negra, além de contextualizar historicamente a origem das raças, descrever conceitos de identidade e identidade negra no espaço escolar. Para a construção do referencial teórico foi prioridade discussões sobre raça, racismo identidade e identidade negra no espaço escolar. Destaca-se: Moranga (2003), Ribeiro (2022), Porfírio (2024), Gomes (2005), Rodrigues (2024), Lopes (2021), entre outros. Metodologicamente é uma pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados mediante aplicação de questionários. Mediante os resultados pode-se compreender que a escola desempenha uma função importante na formação da identidade, em especial a negra, e que escolas que adotam práticas inclusivas e respeitosas podem contribuir significativamente para a valorização da identidade, ajudando a construir não só uma identidade positiva como também um ambiente mais igualitário e justo. Observou-se, ainda, a importância da representatividade negra, da formação continuada dos professores e principalmente das políticas públicas de ações afirmativas para o enfrentamento do racismo estrutural.

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