Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, ESCOLA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19645
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 3133
    "titulo" => "A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre: “A afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem”, propondo elementos que viabilizem o ensino e a aprendizagem numa perspectiva diferenciada. O presente trabalho objetiva mostrar algumas definições sobre afetividade, emoções, escola, ensino-aprendizagem, educação e prática pedagógica, partindo das incursões teóricas sobre relações conflituosas, porém necessárias, entre a afetividade, a prática pedagógica e o educando. A socialização das experiências adquiridas ao longo das leituras e pesquisas realizadas, por meio de revisão bibliográfica foi o principal recurso metodológico utilizado para fundamentar nosso trabalho, bebendo em fontes como Sócrates, Paulo Freire, Monteoliva, Augusto Cury e Escher que ofereceram contribuições valiosas e imensuráveis através de suas concepções e ensinamentos, mas nos valemos igualmente, de experiências concretas vivenciadas em nossa prática docente, recursos indispensáveis para uma compreensão coerente e aprofundada sobre o ato de ensinar e aprender. Essa incursão nas leituras associada à nossa experiência docente nos possibilitou alguns achados, dentre eles, a conclusão de que o processo educacional, associado à prática pedagógica e às relações com as famílias se apresenta como importante ferramenta de reflexão e suporte no que tange ao aspecto emocional dos discentes. Conclui-se, pois que, o trato com os afetos e emoções dos educandos se configura como ferramenta de construção de uma formação educacional de qualidade e eficaz, obrigando aos docentes ter um olhar e uma prática diferenciada em relação a esses sujeitos, no sentido de permitir que possam manifestar sentimentos como a afetividade, frequente e historicamente reprimidos pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ESCOLA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID3133_15072016202017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO NETO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO"
    "autor_email" => "AUGUSTONETOPROFESSOR@GMAI"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19645
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 3133
    "titulo" => "A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre: “A afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem”, propondo elementos que viabilizem o ensino e a aprendizagem numa perspectiva diferenciada. O presente trabalho objetiva mostrar algumas definições sobre afetividade, emoções, escola, ensino-aprendizagem, educação e prática pedagógica, partindo das incursões teóricas sobre relações conflituosas, porém necessárias, entre a afetividade, a prática pedagógica e o educando. A socialização das experiências adquiridas ao longo das leituras e pesquisas realizadas, por meio de revisão bibliográfica foi o principal recurso metodológico utilizado para fundamentar nosso trabalho, bebendo em fontes como Sócrates, Paulo Freire, Monteoliva, Augusto Cury e Escher que ofereceram contribuições valiosas e imensuráveis através de suas concepções e ensinamentos, mas nos valemos igualmente, de experiências concretas vivenciadas em nossa prática docente, recursos indispensáveis para uma compreensão coerente e aprofundada sobre o ato de ensinar e aprender. Essa incursão nas leituras associada à nossa experiência docente nos possibilitou alguns achados, dentre eles, a conclusão de que o processo educacional, associado à prática pedagógica e às relações com as famílias se apresenta como importante ferramenta de reflexão e suporte no que tange ao aspecto emocional dos discentes. Conclui-se, pois que, o trato com os afetos e emoções dos educandos se configura como ferramenta de construção de uma formação educacional de qualidade e eficaz, obrigando aos docentes ter um olhar e uma prática diferenciada em relação a esses sujeitos, no sentido de permitir que possam manifestar sentimentos como a afetividade, frequente e historicamente reprimidos pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ESCOLA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID3133_15072016202017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO NETO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO"
    "autor_email" => "AUGUSTONETOPROFESSOR@GMAI"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre: “A afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem”, propondo elementos que viabilizem o ensino e a aprendizagem numa perspectiva diferenciada. O presente trabalho objetiva mostrar algumas definições sobre afetividade, emoções, escola, ensino-aprendizagem, educação e prática pedagógica, partindo das incursões teóricas sobre relações conflituosas, porém necessárias, entre a afetividade, a prática pedagógica e o educando. A socialização das experiências adquiridas ao longo das leituras e pesquisas realizadas, por meio de revisão bibliográfica foi o principal recurso metodológico utilizado para fundamentar nosso trabalho, bebendo em fontes como Sócrates, Paulo Freire, Monteoliva, Augusto Cury e Escher que ofereceram contribuições valiosas e imensuráveis através de suas concepções e ensinamentos, mas nos valemos igualmente, de experiências concretas vivenciadas em nossa prática docente, recursos indispensáveis para uma compreensão coerente e aprofundada sobre o ato de ensinar e aprender. Essa incursão nas leituras associada à nossa experiência docente nos possibilitou alguns achados, dentre eles, a conclusão de que o processo educacional, associado à prática pedagógica e às relações com as famílias se apresenta como importante ferramenta de reflexão e suporte no que tange ao aspecto emocional dos discentes. Conclui-se, pois que, o trato com os afetos e emoções dos educandos se configura como ferramenta de construção de uma formação educacional de qualidade e eficaz, obrigando aos docentes ter um olhar e uma prática diferenciada em relação a esses sujeitos, no sentido de permitir que possam manifestar sentimentos como a afetividade, frequente e historicamente reprimidos pela escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.