Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE.

Palavra-chaves: CRIANÇAS, CRECHE, BRINCAR Pôster (PO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20453
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3338
    "inscrito_id" => 7065
    "titulo" => "BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, CRECHE, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7065_18082016220446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCIA MORAES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NILCIA M. COSTA"
    "autor_email" => "nilcia7_moraes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20453
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3338
    "inscrito_id" => 7065
    "titulo" => "BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, CRECHE, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7065_18082016220446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCIA MORAES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NILCIA M. COSTA"
    "autor_email" => "nilcia7_moraes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.