Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E CONFECÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUC

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20659
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 1906
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E CONFECÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUC"
    "resumo" => "De modo geral, o ensino de ciências praticado na Educação Básica tem sido descontextualizado, pautado em exercícios e problemas que não exigem a compreensão dos conceitos estudados. A escolarização em ciências no nível fundamental é feita no Brasil por profissionais formados em Pedagogia, em Cursos Normais de nível médio, em Cursos Normais Superiores ou em cursos de Magistério. No melhor cenário, no segundo ciclo do ensino fundamental eles são formados em Biologia. Embora a formação científica seja qualitativa nesta etapa de ensino, os conceitos de Física e Química não são adequadamente abordados. Paralelamente, no Ensino Médio, principalmente em escolas técnicas e tecnológicas, os alunos encaram o obstáculo de correlacionar os conteúdos aprendidos nestas disciplinas com situações reais e cotidianas já que o ensino geralmente fica restrito a situações idealizadas e muito matematizadas, sem contextualização. Ambicionando contribuir com um ganho substancial no ensino de ciências, propomos uma atividade continua na qual alunos do Ensino Médio constroem práticas pedagógicas (tais como experimentos, vídeos, encenações, etc) que venham a auxiliar professores de escolas de Nível Fundamental no ensino das ciências, em particular, a Física. Descrevemos a primeira etapa deste estudo no qual resultados preliminares demonstram que os alunos do ensino médio, ao desenvolverem as atividades, mostram-se mais motivados pelo estudo dos tópicos envolvidos e mais propensos ao entendimento dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1906_31072016070629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER"
    "autor_email" => "profwagner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET/RJ - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20659
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 1906
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E CONFECÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUC"
    "resumo" => "De modo geral, o ensino de ciências praticado na Educação Básica tem sido descontextualizado, pautado em exercícios e problemas que não exigem a compreensão dos conceitos estudados. A escolarização em ciências no nível fundamental é feita no Brasil por profissionais formados em Pedagogia, em Cursos Normais de nível médio, em Cursos Normais Superiores ou em cursos de Magistério. No melhor cenário, no segundo ciclo do ensino fundamental eles são formados em Biologia. Embora a formação científica seja qualitativa nesta etapa de ensino, os conceitos de Física e Química não são adequadamente abordados. Paralelamente, no Ensino Médio, principalmente em escolas técnicas e tecnológicas, os alunos encaram o obstáculo de correlacionar os conteúdos aprendidos nestas disciplinas com situações reais e cotidianas já que o ensino geralmente fica restrito a situações idealizadas e muito matematizadas, sem contextualização. Ambicionando contribuir com um ganho substancial no ensino de ciências, propomos uma atividade continua na qual alunos do Ensino Médio constroem práticas pedagógicas (tais como experimentos, vídeos, encenações, etc) que venham a auxiliar professores de escolas de Nível Fundamental no ensino das ciências, em particular, a Física. Descrevemos a primeira etapa deste estudo no qual resultados preliminares demonstram que os alunos do ensino médio, ao desenvolverem as atividades, mostram-se mais motivados pelo estudo dos tópicos envolvidos e mais propensos ao entendimento dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1906_31072016070629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER"
    "autor_email" => "profwagner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET/RJ - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

De modo geral, o ensino de ciências praticado na Educação Básica tem sido descontextualizado, pautado em exercícios e problemas que não exigem a compreensão dos conceitos estudados. A escolarização em ciências no nível fundamental é feita no Brasil por profissionais formados em Pedagogia, em Cursos Normais de nível médio, em Cursos Normais Superiores ou em cursos de Magistério. No melhor cenário, no segundo ciclo do ensino fundamental eles são formados em Biologia. Embora a formação científica seja qualitativa nesta etapa de ensino, os conceitos de Física e Química não são adequadamente abordados. Paralelamente, no Ensino Médio, principalmente em escolas técnicas e tecnológicas, os alunos encaram o obstáculo de correlacionar os conteúdos aprendidos nestas disciplinas com situações reais e cotidianas já que o ensino geralmente fica restrito a situações idealizadas e muito matematizadas, sem contextualização. Ambicionando contribuir com um ganho substancial no ensino de ciências, propomos uma atividade continua na qual alunos do Ensino Médio constroem práticas pedagógicas (tais como experimentos, vídeos, encenações, etc) que venham a auxiliar professores de escolas de Nível Fundamental no ensino das ciências, em particular, a Física. Descrevemos a primeira etapa deste estudo no qual resultados preliminares demonstram que os alunos do ensino médio, ao desenvolverem as atividades, mostram-se mais motivados pelo estudo dos tópicos envolvidos e mais propensos ao entendimento dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.