Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DE (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NA EJA

Palavra-chaves: EDUCADOR, EDUCANDO, EJA, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21510
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2940
    "inscrito_id" => 988
    "titulo" => "O DESAFIO DE (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NA EJA"
    "resumo" => "O presente texto busca refletir alguns elementos que constituem a prática docente enquanto processo de ensino/aprendizagem, no sentido de evidenciar o caráter de interdependência entre tais componentes, numa abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética da educação na modalidade (EJA) desenvolvida em uma Escola de Ensino Fundamental Município de Eunápolis/BA. O arcabouço teórico utilizado procura caracterizar essa prática, que tende muitas vezes a esvaziar-se de sentido para ambos sujeitos do processo de ensino/aprendizagem. Para compreender e explicar a origem dos mesmos, buscou-se por meio da abordagem qualitativa colaborativa, determinar o perfil que é traçado para o docente dessa modalidade de ensino e como ele vê o ato de responsabilização pelo “insucesso” na prática pedagógica, muitas vezes restrita para alguns ao desempenho do professor em sala de aula. Nas falas dos professores durante as sessões de diálogo gravadas em audiovisual, foram apontados alguns dos reais problemas enfrentados por eles, segundo a sua própria análise. Os sujeitos refletem as possíveis falhas na prática pedagógica, externando as principais dificuldades que enfrentam em relação ao fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCADOR, EDUCANDO, EJA, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID988_17082016201932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GIL"
    "autor_email" => "bragilgil@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21510
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2940
    "inscrito_id" => 988
    "titulo" => "O DESAFIO DE (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NA EJA"
    "resumo" => "O presente texto busca refletir alguns elementos que constituem a prática docente enquanto processo de ensino/aprendizagem, no sentido de evidenciar o caráter de interdependência entre tais componentes, numa abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética da educação na modalidade (EJA) desenvolvida em uma Escola de Ensino Fundamental Município de Eunápolis/BA. O arcabouço teórico utilizado procura caracterizar essa prática, que tende muitas vezes a esvaziar-se de sentido para ambos sujeitos do processo de ensino/aprendizagem. Para compreender e explicar a origem dos mesmos, buscou-se por meio da abordagem qualitativa colaborativa, determinar o perfil que é traçado para o docente dessa modalidade de ensino e como ele vê o ato de responsabilização pelo “insucesso” na prática pedagógica, muitas vezes restrita para alguns ao desempenho do professor em sala de aula. Nas falas dos professores durante as sessões de diálogo gravadas em audiovisual, foram apontados alguns dos reais problemas enfrentados por eles, segundo a sua própria análise. Os sujeitos refletem as possíveis falhas na prática pedagógica, externando as principais dificuldades que enfrentam em relação ao fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCADOR, EDUCANDO, EJA, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID988_17082016201932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GIL"
    "autor_email" => "bragilgil@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente texto busca refletir alguns elementos que constituem a prática docente enquanto processo de ensino/aprendizagem, no sentido de evidenciar o caráter de interdependência entre tais componentes, numa abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética da educação na modalidade (EJA) desenvolvida em uma Escola de Ensino Fundamental Município de Eunápolis/BA. O arcabouço teórico utilizado procura caracterizar essa prática, que tende muitas vezes a esvaziar-se de sentido para ambos sujeitos do processo de ensino/aprendizagem. Para compreender e explicar a origem dos mesmos, buscou-se por meio da abordagem qualitativa colaborativa, determinar o perfil que é traçado para o docente dessa modalidade de ensino e como ele vê o ato de responsabilização pelo “insucesso” na prática pedagógica, muitas vezes restrita para alguns ao desempenho do professor em sala de aula. Nas falas dos professores durante as sessões de diálogo gravadas em audiovisual, foram apontados alguns dos reais problemas enfrentados por eles, segundo a sua própria análise. Os sujeitos refletem as possíveis falhas na prática pedagógica, externando as principais dificuldades que enfrentam em relação ao fazer pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.