Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES QUE ESTUDAM, ALUNOS QUE APRENDEM: A IMPORTÂNCIA DA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE

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      Este estudo se inicia a partir de uma reflexão sobre aprendizagem humana para referendar a importância do professor ver a si mesmo enqunto “ser aprendente”    objetivando que este se torne responsável por sua autoformação docente e  se instrumentalize  para percorrer rotas de aprendizagem voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Reflete como alternativa metodológica para fundamentar a prática pedagógica diuturna docente, o capítulo do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, intitulado: Educação, um Tesouro a descobrir (1996), que explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, na busca de um processo de ensino-aprendizagem significativo, prazeroso, capaz de ver o aluno não somente no seu aspecto cognitivo, mas enquanto ser humano integral.  Para análise dos resultados, demonstra a importância da relevância social deste estudo no sentido de instigar a reflexão crítica do professor e seu compromisso ético de  autoformação  para  a potencialização e valorização da prática pedagógica do referido profissional em seu cotidiano escolar, tendo a consciência deste espaço como lócus de produção de conhecimentos que servirão de esteio para sua própria formação docente. Reflete também sobre a bidirecionalidade do ensino-aprendizagem, não somente no tocante à relação de troca entre professor e aluno, mas em relação à si mesmo ao se perceber  como “eterno aprendiz”  num contínuo ato de aprender para melhor ensinar. Destarte ainda propõe que o professor ao identificar os limites existentes em sala de aula, possa transcendê-los e amplie seu olhar nas possibilidades de mudanças existentes que  vislumbram  uma educação mais humanitária, fraterna e igualitária no desenvolvimento de potencialidades.  Conclui afirmando que a autoformação permite o protagonismo do professor no sentido de prover para si uma formação crítica, ampla e permanente que não se esgota em cursos de graduação ou em formações continuadas sistemáticas, mas que vai além por toda a existência pessoal e profissional do ser educador.\r\n
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO Este estudo se inicia a partir de uma reflexão sobre aprendizagem humana para referendar a importância do professor ver a si mesmo enqunto “ser aprendente” objetivando que este se torne responsável por sua autoformação docente e se instrumentalize para percorrer rotas de aprendizagem voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Reflete como alternativa metodológica para fundamentar a prática pedagógica diuturna docente, o capítulo do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, intitulado: Educação, um Tesouro a descobrir (1996), que explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, na busca de um processo de ensino-aprendizagem significativo, prazeroso, capaz de ver o aluno não somente no seu aspecto cognitivo, mas enquanto ser humano integral. Para análise dos resultados, demonstra a importância da relevância social deste estudo no sentido de instigar a reflexão crítica do professor e seu compromisso ético de autoformação para a potencialização e valorização da prática pedagógica do referido profissional em seu cotidiano escolar, tendo a consciência deste espaço como lócus de produção de conhecimentos que servirão de esteio para sua própria formação docente. Reflete também sobre a bidirecionalidade do ensino-aprendizagem, não somente no tocante à relação de troca entre professor e aluno, mas em relação à si mesmo ao se perceber como “eterno aprendiz” num contínuo ato de aprender para melhor ensinar. Destarte ainda propõe que o professor ao identificar os limites existentes em sala de aula, possa transcendê-los e amplie seu olhar nas possibilidades de mudanças existentes que vislumbram uma educação mais humanitária, fraterna e igualitária no desenvolvimento de potencialidades. Conclui afirmando que a autoformação permite o protagonismo do professor no sentido de prover para si uma formação crítica, ampla e permanente que não se esgota em cursos de graduação ou em formações continuadas sistemáticas, mas que vai além por toda a existência pessoal e profissional do ser educador. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Autoformação. Quatro pilares da educação

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