Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: DIDÁTICA, TECNOLOGIAS, ADOLESCENTES Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22283
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência que destaca a importância das tecnologias digitais na perspectiva didática. As ferramentas tecnológicas estão presentes na educação e podem ser exploradas para estimular os alunos e mostrar-lhes que existem várias formas de ensinar e de aprender. Em abril de 2016, foram realizadas duas experiências com uso de tecnologia digital em uma turma de adolescentes do ensino médio, de uma escola da rede pública, localizada no sertão da Paraíba. As atividades foram executadas com um intervalo de 15 dias e tinham propósitos diferentes, sendo a primeira para reforçar o conteúdo visto; e a segunda, avaliar o nível de aprendizagem. Diante da imaturidade do grupo decorrente da idade, percebia-se indisciplina e inquietação durante as tradicionais aulas expositivas. As novidades que lhes foram apresentadas resultaram em mudanças positivas, em níveis comportamentais e atitudinais, quando perceberam possibilidades diferentes para o uso de computadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, TECNOLOGIAS, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID813_15082016151857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ligiane.gmarinho@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIBRATEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22283
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência que destaca a importância das tecnologias digitais na perspectiva didática. As ferramentas tecnológicas estão presentes na educação e podem ser exploradas para estimular os alunos e mostrar-lhes que existem várias formas de ensinar e de aprender. Em abril de 2016, foram realizadas duas experiências com uso de tecnologia digital em uma turma de adolescentes do ensino médio, de uma escola da rede pública, localizada no sertão da Paraíba. As atividades foram executadas com um intervalo de 15 dias e tinham propósitos diferentes, sendo a primeira para reforçar o conteúdo visto; e a segunda, avaliar o nível de aprendizagem. Diante da imaturidade do grupo decorrente da idade, percebia-se indisciplina e inquietação durante as tradicionais aulas expositivas. As novidades que lhes foram apresentadas resultaram em mudanças positivas, em níveis comportamentais e atitudinais, quando perceberam possibilidades diferentes para o uso de computadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, TECNOLOGIAS, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID813_15082016151857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ligiane.gmarinho@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIBRATEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência que destaca a importância das tecnologias digitais na perspectiva didática. As ferramentas tecnológicas estão presentes na educação e podem ser exploradas para estimular os alunos e mostrar-lhes que existem várias formas de ensinar e de aprender. Em abril de 2016, foram realizadas duas experiências com uso de tecnologia digital em uma turma de adolescentes do ensino médio, de uma escola da rede pública, localizada no sertão da Paraíba. As atividades foram executadas com um intervalo de 15 dias e tinham propósitos diferentes, sendo a primeira para reforçar o conteúdo visto; e a segunda, avaliar o nível de aprendizagem. Diante da imaturidade do grupo decorrente da idade, percebia-se indisciplina e inquietação durante as tradicionais aulas expositivas. As novidades que lhes foram apresentadas resultaram em mudanças positivas, em níveis comportamentais e atitudinais, quando perceberam possibilidades diferentes para o uso de computadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.