Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM INCENTIVO AO ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: BOTÂNICA, ATIVIDADES PRÁTICAS, INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) Popularização da Ciência
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22418
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1020
    "inscrito_id" => 7210
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM INCENTIVO AO ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Biologia é uma ciência que busca explicações para os fenômenos da natureza estabelecendo relações entre os fatos observados e a Botânica é uma das temáticas trabalhadas dentro da Biologia no Ensino Médio, mas que tem sido tratado com falta de interesse pelos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou construir junto com os alunos uma sequência de atividades propiciando a compreensão do ensino investigativo cientifico. O estudo foi realizado no Instituto Federal do Maranhão- IFMA Campus Caxias, na turma de 1º ano do Ensino Médio do curso de Informática. Para coleta e registro de dados utilizou-se o método de pesquisa-ação, através de práticas de análises de cortes histológicos vegetal da pera e batata, análise de lâminas prontas de tecidos animais, apresentações de seminários, exposição de lâminas de tecidos animais e vegetais e produção de jogos lúdicos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMA Campus Caxias sobre microscopia e a importância da investigação cientifica para a ciência. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos realizaram cortes de boa qualidade, o aluno cego demonstrou 100% de aproveitamento nas atividades práticas e 85% dos alunos videntes julgaram a sequência de atividades de extrema importância para seu ensino e aprendizagem na disciplina. Conclui-se o quanto atividades em grupo e apresentações de seminários trabalhados com embasamento teórico-prático pode auxiliar no melhor rendimento do aluno em sala de aula, pois incentivam seu desenvolvimento cognitivo e social no âmbito escolar e importância da investigação científica na vida diária dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ATIVIDADES PRÁTICAS, INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID7210_12082016220351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES"
    "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22418
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1020
    "inscrito_id" => 7210
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM INCENTIVO AO ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Biologia é uma ciência que busca explicações para os fenômenos da natureza estabelecendo relações entre os fatos observados e a Botânica é uma das temáticas trabalhadas dentro da Biologia no Ensino Médio, mas que tem sido tratado com falta de interesse pelos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou construir junto com os alunos uma sequência de atividades propiciando a compreensão do ensino investigativo cientifico. O estudo foi realizado no Instituto Federal do Maranhão- IFMA Campus Caxias, na turma de 1º ano do Ensino Médio do curso de Informática. Para coleta e registro de dados utilizou-se o método de pesquisa-ação, através de práticas de análises de cortes histológicos vegetal da pera e batata, análise de lâminas prontas de tecidos animais, apresentações de seminários, exposição de lâminas de tecidos animais e vegetais e produção de jogos lúdicos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMA Campus Caxias sobre microscopia e a importância da investigação cientifica para a ciência. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos realizaram cortes de boa qualidade, o aluno cego demonstrou 100% de aproveitamento nas atividades práticas e 85% dos alunos videntes julgaram a sequência de atividades de extrema importância para seu ensino e aprendizagem na disciplina. Conclui-se o quanto atividades em grupo e apresentações de seminários trabalhados com embasamento teórico-prático pode auxiliar no melhor rendimento do aluno em sala de aula, pois incentivam seu desenvolvimento cognitivo e social no âmbito escolar e importância da investigação científica na vida diária dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ATIVIDADES PRÁTICAS, INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID7210_12082016220351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES"
    "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Biologia é uma ciência que busca explicações para os fenômenos da natureza estabelecendo relações entre os fatos observados e a Botânica é uma das temáticas trabalhadas dentro da Biologia no Ensino Médio, mas que tem sido tratado com falta de interesse pelos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou construir junto com os alunos uma sequência de atividades propiciando a compreensão do ensino investigativo cientifico. O estudo foi realizado no Instituto Federal do Maranhão- IFMA Campus Caxias, na turma de 1º ano do Ensino Médio do curso de Informática. Para coleta e registro de dados utilizou-se o método de pesquisa-ação, através de práticas de análises de cortes histológicos vegetal da pera e batata, análise de lâminas prontas de tecidos animais, apresentações de seminários, exposição de lâminas de tecidos animais e vegetais e produção de jogos lúdicos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMA Campus Caxias sobre microscopia e a importância da investigação cientifica para a ciência. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos realizaram cortes de boa qualidade, o aluno cego demonstrou 100% de aproveitamento nas atividades práticas e 85% dos alunos videntes julgaram a sequência de atividades de extrema importância para seu ensino e aprendizagem na disciplina. Conclui-se o quanto atividades em grupo e apresentações de seminários trabalhados com embasamento teórico-prático pode auxiliar no melhor rendimento do aluno em sala de aula, pois incentivam seu desenvolvimento cognitivo e social no âmbito escolar e importância da investigação científica na vida diária dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.