Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DE PROJETO, FORMAÇÃO INTEGRAL., EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22618
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 2432
    "titulo" => "A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETO, FORMAÇÃO INTEGRAL., EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2432_01092016235548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA LIGIA VIEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIRA"
    "autor_email" => "katialira10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22618
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 2432
    "titulo" => "A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETO, FORMAÇÃO INTEGRAL., EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2432_01092016235548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA LIGIA VIEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIRA"
    "autor_email" => "katialira10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.