Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25840
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA5_ID1010_22072016191859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLINE OLIVEIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "EVELLINE"
    "autor_email" => "evellineoliveira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25840
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA5_ID1010_22072016191859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLINE OLIVEIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "EVELLINE"
    "autor_email" => "evellineoliveira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.