MORMUL, Najla Mehanna. Escola e geografia para quem?. E-book SENACORPUS / Edição 2018... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/39441>. Acesso em: 08/12/2024 00:30
O presente trabalho visa abordar a Geografia no curr?culo escolar brasileiro. Para tanto se discute que a escola n?o ? um espa?o neutro, apol?tico, assim entende-se que a Escola sem Partido ? uma proposta tendenciosa acerca do papel da educa??o escolar. Sendo a educa??o um ato pol?tico, portanto, imbu?da de intencionalidades, logo a escola ? um espa?o importante para a forma??o humana. As disciplinas curriculares desempenham fun??es espec?ficas que podem contribuir para reprodu??o e/ou transforma??o do pensamento hegem?nico. A presen?a da Geografia no curr?culo escolar, ao longo da hist?ria, atendeu aos projetos de sociedade e escola ora engendrados. Nesse sentido, entende-se que a presen?a da Geografia no curr?culo escolar pode fornecer elementos para o entendimento das quest?es socioecon?micas e pol?ticas que afetam a sociedade brasileira atualmente e qui?? o enfrentamento do status quo, na medida em que na escola pode ser um espa?o de resist?ncia a uma l?gica que tudo quer totalizar.