Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: POESIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45264
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID485_23072018210510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTAIZA DOS SANTOS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "OTAIZA"
    "autor_email" => "otaizasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45264
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "A POESIA ENTRA EM CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID485_23072018210510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTAIZA DOS SANTOS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "OTAIZA"
    "autor_email" => "otaizasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.