Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A VIDA DE TRÊS GAROTOS: UMA ABORDAGEM SOCIAL EM ROSA AMANDA STRAUSZ E LINO DE ALBERGARIA

Palavra-chaves: LEITURA COMPARADA, ABORDAGEM SOCIAL, AMANDA STRAUSZ, LINO DE ALBERGARIA Comunicação Oral (CO) GT 16: Leitura Romance com/para Jovens Leitores
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45281
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 153
    "titulo" => "A VIDA DE TRÊS GAROTOS: UMA ABORDAGEM SOCIAL EM ROSA AMANDA STRAUSZ E LINO DE ALBERGARIA"
    "resumo" => "Dentre as diversas temáticas que a literatura infanto-juvenil aborda, o social é um viés importante para a literatura contemporânea tendo em vista que consegue explanar valores ideológicos a partir de situações verossímeis. Como objetos de estudo, nos utilizamos de duas obras literárias contemporâneas: Caderno de segredos, do escritor Lino de Albergaria, traz o protagonista José Carlos, um garoto morador da favela, que recebeu um caderno da professora como prêmio por ser bom em poesia. A partir disso, o menino começa a relatar, no caderno, sua vida e as dificuldades cotidianas pelas quais passa; Uólace e João Victor, escrito por Rosa Amanda Strausz, narra as histórias de dois garotos que vivem de maneiras totalmente diferentes, tendo em vista que um deles tem como lar as ruas e busca a sobrevivência, enquanto o outro almeja satisfazer as esperanças da mãe de ter um futuro um pouco melhor. Seus anseios, emoções e desejos se assemelham, embora eles jamais se encontrem durante a narrativa. Nosso objetivo é, portanto, fazer um estudo comparativo de ambas as obras no sentido de elucidar o contexto social no qual estão presentes os três garotos. Pretendemos compreender de que maneira os autores constroem as identidades dos meninos a partir dos lugares sociais nos quais estão e das dificuldades que enfrentam a cada dia. Portanto, buscamos entender em que momentos os autores se aproximam e de que modo divergem ao tratarem da temática social na construção identitária do sujeito enquanto adolescente. Como aporte teórico, utilizaremos as reflexões de Bosi (1988), Cademartori (2009) e Candido (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16: Leitura Romance com/para Jovens Leitores"
    "palavra_chave" => "LEITURA COMPARADA, ABORDAGEM SOCIAL, AMANDA STRAUSZ, LINO DE ALBERGARIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA16_ID153_23072018182354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVRAMENTO FERNANDA DE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LIVRAMENTO"
    "autor_email" => "livfernanda2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45281
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 153
    "titulo" => "A VIDA DE TRÊS GAROTOS: UMA ABORDAGEM SOCIAL EM ROSA AMANDA STRAUSZ E LINO DE ALBERGARIA"
    "resumo" => "Dentre as diversas temáticas que a literatura infanto-juvenil aborda, o social é um viés importante para a literatura contemporânea tendo em vista que consegue explanar valores ideológicos a partir de situações verossímeis. Como objetos de estudo, nos utilizamos de duas obras literárias contemporâneas: Caderno de segredos, do escritor Lino de Albergaria, traz o protagonista José Carlos, um garoto morador da favela, que recebeu um caderno da professora como prêmio por ser bom em poesia. A partir disso, o menino começa a relatar, no caderno, sua vida e as dificuldades cotidianas pelas quais passa; Uólace e João Victor, escrito por Rosa Amanda Strausz, narra as histórias de dois garotos que vivem de maneiras totalmente diferentes, tendo em vista que um deles tem como lar as ruas e busca a sobrevivência, enquanto o outro almeja satisfazer as esperanças da mãe de ter um futuro um pouco melhor. Seus anseios, emoções e desejos se assemelham, embora eles jamais se encontrem durante a narrativa. Nosso objetivo é, portanto, fazer um estudo comparativo de ambas as obras no sentido de elucidar o contexto social no qual estão presentes os três garotos. Pretendemos compreender de que maneira os autores constroem as identidades dos meninos a partir dos lugares sociais nos quais estão e das dificuldades que enfrentam a cada dia. Portanto, buscamos entender em que momentos os autores se aproximam e de que modo divergem ao tratarem da temática social na construção identitária do sujeito enquanto adolescente. Como aporte teórico, utilizaremos as reflexões de Bosi (1988), Cademartori (2009) e Candido (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16: Leitura Romance com/para Jovens Leitores"
    "palavra_chave" => "LEITURA COMPARADA, ABORDAGEM SOCIAL, AMANDA STRAUSZ, LINO DE ALBERGARIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA16_ID153_23072018182354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVRAMENTO FERNANDA DE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LIVRAMENTO"
    "autor_email" => "livfernanda2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Dentre as diversas temáticas que a literatura infanto-juvenil aborda, o social é um viés importante para a literatura contemporânea tendo em vista que consegue explanar valores ideológicos a partir de situações verossímeis. Como objetos de estudo, nos utilizamos de duas obras literárias contemporâneas: Caderno de segredos, do escritor Lino de Albergaria, traz o protagonista José Carlos, um garoto morador da favela, que recebeu um caderno da professora como prêmio por ser bom em poesia. A partir disso, o menino começa a relatar, no caderno, sua vida e as dificuldades cotidianas pelas quais passa; Uólace e João Victor, escrito por Rosa Amanda Strausz, narra as histórias de dois garotos que vivem de maneiras totalmente diferentes, tendo em vista que um deles tem como lar as ruas e busca a sobrevivência, enquanto o outro almeja satisfazer as esperanças da mãe de ter um futuro um pouco melhor. Seus anseios, emoções e desejos se assemelham, embora eles jamais se encontrem durante a narrativa. Nosso objetivo é, portanto, fazer um estudo comparativo de ambas as obras no sentido de elucidar o contexto social no qual estão presentes os três garotos. Pretendemos compreender de que maneira os autores constroem as identidades dos meninos a partir dos lugares sociais nos quais estão e das dificuldades que enfrentam a cada dia. Portanto, buscamos entender em que momentos os autores se aproximam e de que modo divergem ao tratarem da temática social na construção identitária do sujeito enquanto adolescente. Como aporte teórico, utilizaremos as reflexões de Bosi (1988), Cademartori (2009) e Candido (2006).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.