Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CHEGA DE "FIU-FIU": DESCONSTRUINDO A NORMALIZAÇÃO DO ASSÉDIO NAS RUAS, E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Palavra-chaves: FEMINISMO, GÊNERO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45310
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "CHEGA DE "FIU-FIU": DESCONSTRUINDO A NORMALIZAÇÃO DO ASSÉDIO NAS RUAS, E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "A partir do estudo das teorias de gênero e dos avanços dos estudos e movimentos feministas, discussões envolvendo temas ligados a cultura do machismo passam a acontecer com mais recorrência em diferentes lugares sociais e do saber. Tendo em vista esse fator, o trabalho que segue tem o objetivo de discutir o tema “a normalização do assédio nas ruas”, através da campanha “Chega de Fiufiu” do movimento não governamental Think Olga, utilizada como embasamento em uma sequência didática aplicada para alunos de 9º ano do E.F de uma escola estadual de Campina Grande, no estágio supervisionado no E.F ofertado pelo curso de Letras - Língua Portuguesa na instituição de ensino UFCG. A experiência obtida através do trabalho sobre o tema foi bastante positiva, tendo em vista que de início o público alvo não discutia nem ao menos refletia sobre o tema, fazendo parte também da grande massa que normaliza o assédio e a objetificação dos corpos femininos; ao longo do estágio essas opiniões foram sendo modificadas através de leituras, discussões, debates e atividades que envolviam o tema. Ao fim do estágio percebemos que as opiniões críticas sobre o tema passaram a assumir vozes ativistas, que entendem e se preocupam com os direitos da mulher e com a igualdade de gênero, percebemos a importância da reflexão e do trabalho com o tema, pois o público alvo é de adolescentes com faixa etária de 13-15 anos, de periferia e com pouco acesso à informação. Como base teórica, utilizamos nesse trabalho Miranda e Schimanski (2013), Godelier (1980), Bourdieu (2003), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "FEMINISMO, GÊNERO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID618_06082018223633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHÉBORA LETÍCIA DINIZ BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DHÉBORA DINIZ"
    "autor_email" => "dheboradiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45310
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "CHEGA DE "FIU-FIU": DESCONSTRUINDO A NORMALIZAÇÃO DO ASSÉDIO NAS RUAS, E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "A partir do estudo das teorias de gênero e dos avanços dos estudos e movimentos feministas, discussões envolvendo temas ligados a cultura do machismo passam a acontecer com mais recorrência em diferentes lugares sociais e do saber. Tendo em vista esse fator, o trabalho que segue tem o objetivo de discutir o tema “a normalização do assédio nas ruas”, através da campanha “Chega de Fiufiu” do movimento não governamental Think Olga, utilizada como embasamento em uma sequência didática aplicada para alunos de 9º ano do E.F de uma escola estadual de Campina Grande, no estágio supervisionado no E.F ofertado pelo curso de Letras - Língua Portuguesa na instituição de ensino UFCG. A experiência obtida através do trabalho sobre o tema foi bastante positiva, tendo em vista que de início o público alvo não discutia nem ao menos refletia sobre o tema, fazendo parte também da grande massa que normaliza o assédio e a objetificação dos corpos femininos; ao longo do estágio essas opiniões foram sendo modificadas através de leituras, discussões, debates e atividades que envolviam o tema. Ao fim do estágio percebemos que as opiniões críticas sobre o tema passaram a assumir vozes ativistas, que entendem e se preocupam com os direitos da mulher e com a igualdade de gênero, percebemos a importância da reflexão e do trabalho com o tema, pois o público alvo é de adolescentes com faixa etária de 13-15 anos, de periferia e com pouco acesso à informação. Como base teórica, utilizamos nesse trabalho Miranda e Schimanski (2013), Godelier (1980), Bourdieu (2003), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "FEMINISMO, GÊNERO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID618_06082018223633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHÉBORA LETÍCIA DINIZ BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DHÉBORA DINIZ"
    "autor_email" => "dheboradiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A partir do estudo das teorias de gênero e dos avanços dos estudos e movimentos feministas, discussões envolvendo temas ligados a cultura do machismo passam a acontecer com mais recorrência em diferentes lugares sociais e do saber. Tendo em vista esse fator, o trabalho que segue tem o objetivo de discutir o tema “a normalização do assédio nas ruas”, através da campanha “Chega de Fiufiu” do movimento não governamental Think Olga, utilizada como embasamento em uma sequência didática aplicada para alunos de 9º ano do E.F de uma escola estadual de Campina Grande, no estágio supervisionado no E.F ofertado pelo curso de Letras - Língua Portuguesa na instituição de ensino UFCG. A experiência obtida através do trabalho sobre o tema foi bastante positiva, tendo em vista que de início o público alvo não discutia nem ao menos refletia sobre o tema, fazendo parte também da grande massa que normaliza o assédio e a objetificação dos corpos femininos; ao longo do estágio essas opiniões foram sendo modificadas através de leituras, discussões, debates e atividades que envolviam o tema. Ao fim do estágio percebemos que as opiniões críticas sobre o tema passaram a assumir vozes ativistas, que entendem e se preocupam com os direitos da mulher e com a igualdade de gênero, percebemos a importância da reflexão e do trabalho com o tema, pois o público alvo é de adolescentes com faixa etária de 13-15 anos, de periferia e com pouco acesso à informação. Como base teórica, utilizamos nesse trabalho Miranda e Schimanski (2013), Godelier (1980), Bourdieu (2003), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.