Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR Pôster (PO) GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45470
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas.  O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA3_ID583_13082018132007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA LUCIA DE ARAUJO QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "tania.queiroz2010@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45470
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "VIVÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas.  O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA3_ID583_13082018132007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA LUCIA DE ARAUJO QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "tania.queiroz2010@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho foi organizado com base na vivência desenvolvida na UAEI – Unidade Acadêmica de Educação Infantil, em uma turma de cinco anos de idade como proposta do Curso de Extensão – “LEITURA LITERÁRIA INFANTIL FORMAR O GOSTO PARA QUEM FORMA LEITORES”. É um relato de experiência vivenciado a partir da leitura do livro Só um minutinho. Um conto de esperteza num livro de contar da autora e ilustradora Yuyi Morales e tradução de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta foi observar a recepção da história pelas crianças durante a leitura em relação aos vazios nela existentes e as expectativas. O marco teórico teve como base os estudos realizados durante o curso de extensão e está pautado nos autores que discutem sobre a Estética da Recepção, principalmente, Jans Robert Jauss. Por meio da literatura infantil as crianças, desde a mais tenra idade, têm acesso ao letramento literário e podem descobrir em contato com o material simbólico quem são, o que querem e o que podem ser. O texto literário oferece múltiplas alternativas de interpretação, uma vez que o seu significado e o potencial para provocar emoções nunca se esgotam, principalmente se o leitor tiver um papel ativo. As atividades foram realizadas em dois momentos, sendo, o primeiro, a leitura da história com uso de recursos visuais e o segundo vivências que surgiram da interação das crianças durante a leitura da história, em que foram priorizadas o brincar. Percebemos que as crianças acolheram a história, interagiram em diferentes momentos, a partir do conhecimento prévio de que possuem e das suas experiências anteriores. As ações das crianças nos permitem afirmar que elas encontraram na história um universo de referência permitindo a ampliação de conceitos já existentes, além da ampliação do vocabulário e do resgate de brincadeiras do universo popular infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • branca.cristiane@hotmail.com

    como faço para baixar todo artigo, para leitura

    05/05/2022 10:19:38

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.