Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A HISTÓRIA DE HELEN KELLER: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS-CEGOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LÍNGUA DE SINAIS, SURDOS-CEGOS Comunicação Oral (CO) GT 13: Literatura Surda
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      história da minha vida” que é a autobiografia de Helen Keller, escritora surda-cega norte americana,\r\n
      surge como quebra de paradigmas a respeito desse público em uma época em que a assistência\r\n
      educacional adequada às necessidades das pessoas especiais não era tão desenvolvida como\r\n
      atualmente e também em um período onde a Língua de Sinais ainda não tinha o status linguístico na\r\n
      sociedade como hoje. Logo tivemos por objetivo nesse trabalho analisar as contribuições da obra em\r\n
      relação ao ensino-aprendizado e ao espaço do surdo-cego no ambiente escolar, pois entendemos que\r\n
      tal literatura é capaz de gerar reflexões quanto ao poder transformador da educação e da linguagem na\r\n
      vida de qualquer sujeito. Para fundamentar nossa pesquisa, nos baseamos nos estudos de Gesser\r\n
      (2009) que discute sobre a Língua de Sinais, o Surdo e a Surdez, nas discussões de Schwartz (2003) e\r\n
      Anquetil (s/d) que abordam a comunicação para surdos-cegos e também em Mantoan (2003) que\r\n
      discute sobre a inclusão escolar. Os resultados parciais desse estudo indicam que o livro em questão é\r\n
      uma ferramenta reflexiva para todos aqueles que discutem sobre a língua e sobre a educação, pois\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Por muitos anos pessoas com algum tipo de deficiência eram rotuladas como indivíduos incompetentes cognitivamente e com incapacidade de adequação a sociedade. Sendo assim, o livro “A história da minha vida” que é a autobiografia de Helen Keller, escritora surda-cega norte americana, surge como quebra de paradigmas a respeito desse público em uma época em que a assistência educacional adequada às necessidades das pessoas especiais não era tão desenvolvida como atualmente e também em um período onde a Língua de Sinais ainda não tinha o status linguístico na sociedade como hoje. Logo tivemos por objetivo nesse trabalho analisar as contribuições da obra em relação ao ensino-aprendizado e ao espaço do surdo-cego no ambiente escolar, pois entendemos que tal literatura é capaz de gerar reflexões quanto ao poder transformador da educação e da linguagem na vida de qualquer sujeito. Para fundamentar nossa pesquisa, nos baseamos nos estudos de Gesser (2009) que discute sobre a Língua de Sinais, o Surdo e a Surdez, nas discussões de Schwartz (2003) e Anquetil (s/d) que abordam a comunicação para surdos-cegos e também em Mantoan (2003) que discute sobre a inclusão escolar. Os resultados parciais desse estudo indicam que o livro em questão é uma ferramenta reflexiva para todos aqueles que discutem sobre a língua e sobre a educação, pois além de revelar métodos de ensino-aprendizagem específicos as demandas da protagonista, também rompe ideias pré-concebidas sobre os surdos-cegos.

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