Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DEPRESSÃO E LEITURA: FORMAS DE EMANCIPAÇÃO E ESCAPISMO DA REALIDADE DO ALUNO

Palavra-chaves: DEPRESSÃO, MELANCOLIA, SUPERAÇÃO, LEITURA, LEITURA Pôster (PO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45327
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 255
    "inscrito_id" => 480
    "titulo" => "DEPRESSÃO E LEITURA: FORMAS DE EMANCIPAÇÃO E ESCAPISMO DA REALIDADE DO ALUNO"
    "resumo" => "É de senso comum que a maior parte dos alunos do ensino básico no Brasil, assim como todos os agentes educacionais, passam diariamente por dificuldades até o momento da sala de aula. Essas dificuldades passam pela locomoção, pelos problemas sociais aos quais estamos todos sujeitos e por desafios dentro da própria sala de aula, sejam estruturais, de comportamentos preconceituosos por parte de colegas ou metodológicos por parte de docentes. Além disso, um número considerável de alunos também passam por problemas de depressão (segundo a OMS (2015), essa é a principal causa de doenças nos jovens de 10 a 19 anos.). Como vêm a apontar Dell’Áglio e Hutz (2004), sintomas depressivos tendem a comprometer o desempenho de alunos em sala de aula, afetando a socialização dos mesmos e suas funções cognitivas afetivas (memória e autoestima). Diante disto, com o objetivo de trabalhar autores que tratam tanto da questão da melancolia (Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira) quanto autores que tratam da questão da superação (Cecília Meireles, Cora Coralina), este trabalho tem como objetivo apontar aos alunos, através de poemas que representam seus sentimentos (ou de alguém que conhecem), como pode haver a superação de tal problema, através da poesia e da inspiração de tais obras para suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "DEPRESSÃO, MELANCOLIA, SUPERAÇÃO, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA1_ID480_06082018085932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LEONEL DE FARIAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LEONEL FARIAS"
    "autor_email" => "joaoleonel55@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45327
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 255
    "inscrito_id" => 480
    "titulo" => "DEPRESSÃO E LEITURA: FORMAS DE EMANCIPAÇÃO E ESCAPISMO DA REALIDADE DO ALUNO"
    "resumo" => "É de senso comum que a maior parte dos alunos do ensino básico no Brasil, assim como todos os agentes educacionais, passam diariamente por dificuldades até o momento da sala de aula. Essas dificuldades passam pela locomoção, pelos problemas sociais aos quais estamos todos sujeitos e por desafios dentro da própria sala de aula, sejam estruturais, de comportamentos preconceituosos por parte de colegas ou metodológicos por parte de docentes. Além disso, um número considerável de alunos também passam por problemas de depressão (segundo a OMS (2015), essa é a principal causa de doenças nos jovens de 10 a 19 anos.). Como vêm a apontar Dell’Áglio e Hutz (2004), sintomas depressivos tendem a comprometer o desempenho de alunos em sala de aula, afetando a socialização dos mesmos e suas funções cognitivas afetivas (memória e autoestima). Diante disto, com o objetivo de trabalhar autores que tratam tanto da questão da melancolia (Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira) quanto autores que tratam da questão da superação (Cecília Meireles, Cora Coralina), este trabalho tem como objetivo apontar aos alunos, através de poemas que representam seus sentimentos (ou de alguém que conhecem), como pode haver a superação de tal problema, através da poesia e da inspiração de tais obras para suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "DEPRESSÃO, MELANCOLIA, SUPERAÇÃO, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA1_ID480_06082018085932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LEONEL DE FARIAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LEONEL FARIAS"
    "autor_email" => "joaoleonel55@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

É de senso comum que a maior parte dos alunos do ensino básico no Brasil, assim como todos os agentes educacionais, passam diariamente por dificuldades até o momento da sala de aula. Essas dificuldades passam pela locomoção, pelos problemas sociais aos quais estamos todos sujeitos e por desafios dentro da própria sala de aula, sejam estruturais, de comportamentos preconceituosos por parte de colegas ou metodológicos por parte de docentes. Além disso, um número considerável de alunos também passam por problemas de depressão (segundo a OMS (2015), essa é a principal causa de doenças nos jovens de 10 a 19 anos.). Como vêm a apontar Dell’Áglio e Hutz (2004), sintomas depressivos tendem a comprometer o desempenho de alunos em sala de aula, afetando a socialização dos mesmos e suas funções cognitivas afetivas (memória e autoestima). Diante disto, com o objetivo de trabalhar autores que tratam tanto da questão da melancolia (Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira) quanto autores que tratam da questão da superação (Cecília Meireles, Cora Coralina), este trabalho tem como objetivo apontar aos alunos, através de poemas que representam seus sentimentos (ou de alguém que conhecem), como pode haver a superação de tal problema, através da poesia e da inspiração de tais obras para suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.