Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”

Palavra-chaves: NARRATIVA VISUAL, LEITURA, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
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      Mara Lúcia Santos Fonsêca\r\n
      Fabíola Cordeiro de Vasconcelos\r\n
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      Unidade Acadêmica de Educação Infantil – UAEI/UFCG\r\n
      Unidade Acadêmica de Educação – UAEd/UFCG\r\n
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      Resumo:\r\n
      A Educação Infantil (EI) é fase propícia para se fomentar na criança a sua formação leitora, o que, por meio do lúdico e do artístico, pode ocorrer por intermédio do acesso a obras da literatura infantil e da intervenção de um mediador cultural mais experiente. Em virtude disso, há a necessidade das instituições de Educação Infantil desenvolverem práticas pedagógicas voltadas a essa finalidade, visto que o envolvimento da criança com a literatura, além de contribuir para a apropriação de um bem cultural relevante (o livro de literatura), favorecerá a apropriação, pelas crianças, de uma prática social significativa dentro de uma sociedade letrada (a leitura literária), contribuindo, além disso, para o seu pleno desenvolvimento em múltiplos aspectos. Nesse sentido, destacamos, dentre as obras literárias dirigidas as crianças, as narrativas por imagens ou visuais, isto é, aquelas que dispensam as palavras e cujas imagens postas em relação constituem um todo significativo que permite diversas possibilidades de interpretação, exigindo do leitor capacidades para atribuir sentidos ao texto visual e para estabelecer relações lógicas entre as imagens, refletindo competentemente sobre os seus implícitos. Para isso, será indispensável a participação, na leitura de obras dessa natureza junto às crianças da Educação Infantil, de um mediador de leitura mais experiente, capaz de auxiliá-las nesse processo de atribuição de sentidos aos textos imagéticos e literários, fomentando, com sua intervenção, a aquisição de estratégias leitoras e de capacidades para uma leitura competente da visualidade. Nessa ótica, com base nos estudos de Mello (2016); Burlamaque, Martins e Araújo (2011); Paiva e Ramos (2016); Ramos (2011); Souza, Neto e Girotto (2016), entre outros, o trabalho proposto terá o intento de, a partir de uma análise da narrativa visual “As aventuras de Bambolina: uma história sem palavras”, de Michele Iacocca, apresentar uma proposta de leitura dessa obra para uma turma de pré-escola, sugerindo intervenções que, ao explorarem a riqueza visual da narrativa, seus ditos e não-ditos, possibilitem fomentar a formação da competência leitora das crianças desde o início da escolaridade.\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA” Mara Lúcia Santos Fonsêca Fabíola Cordeiro de Vasconcelos Unidade Acadêmica de Educação Infantil – UAEI/UFCG Unidade Acadêmica de Educação – UAEd/UFCG Resumo: A Educação Infantil (EI) é fase propícia para se fomentar na criança a sua formação leitora, o que, por meio do lúdico e do artístico, pode ocorrer por intermédio do acesso a obras da literatura infantil e da intervenção de um mediador cultural mais experiente. Em virtude disso, há a necessidade das instituições de Educação Infantil desenvolverem práticas pedagógicas voltadas a essa finalidade, visto que o envolvimento da criança com a literatura, além de contribuir para a apropriação de um bem cultural relevante (o livro de literatura), favorecerá a apropriação, pelas crianças, de uma prática social significativa dentro de uma sociedade letrada (a leitura literária), contribuindo, além disso, para o seu pleno desenvolvimento em múltiplos aspectos. Nesse sentido, destacamos, dentre as obras literárias dirigidas as crianças, as narrativas por imagens ou visuais, isto é, aquelas que dispensam as palavras e cujas imagens postas em relação constituem um todo significativo que permite diversas possibilidades de interpretação, exigindo do leitor capacidades para atribuir sentidos ao texto visual e para estabelecer relações lógicas entre as imagens, refletindo competentemente sobre os seus implícitos. Para isso, será indispensável a participação, na leitura de obras dessa natureza junto às crianças da Educação Infantil, de um mediador de leitura mais experiente, capaz de auxiliá-las nesse processo de atribuição de sentidos aos textos imagéticos e literários, fomentando, com sua intervenção, a aquisição de estratégias leitoras e de capacidades para uma leitura competente da visualidade. Nessa ótica, com base nos estudos de Mello (2016); Burlamaque, Martins e Araújo (2011); Paiva e Ramos (2016); Ramos (2011); Souza, Neto e Girotto (2016), entre outros, o trabalho proposto terá o intento de, a partir de uma análise da narrativa visual “As aventuras de Bambolina: uma história sem palavras”, de Michele Iacocca, apresentar uma proposta de leitura dessa obra para uma turma de pré-escola, sugerindo intervenções que, ao explorarem a riqueza visual da narrativa, seus ditos e não-ditos, possibilitem fomentar a formação da competência leitora das crianças desde o início da escolaridade. Palavras-chave: narrativa visual, leitura, Educação Infantil

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