Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

NARRATIVAS AFRO-BRASILEIRAS E A COR DA CULTURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA AS AULAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo faz uma reflexão acerca do trabalho com literatura afro-brasileira através do material dos Livros Animados de A Cor da Cultura no Ensino Fundamental II e, mais especificamente, apresenta uma proposta de intervenção realizada no 6º Ano numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Alagoa Grande/PB. Um dos objetivos principais é uma breve discussão sobre aspectos relacionados aos documentos oficiais que alicerçam a Lei 10.639/03, além de problematizar a inclusão da literatura supracitada nas salas de aulas do Ensino Fundamental, aqui no caso do 6º ano, e ainda sugerir atividades que possam intervir na prática docente em Língua Portuguesa, no concernente a abordagem e trabalho com literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de quatro oficinas em sala de aula com os alunos. Em nossos resultados e discussões percebemos que trabalhar a Literatura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental II tem representado um ganho muito significativo para a autoestima e construção da identidade étnico-racial positiva nas crianças e adolescentes negros, pois além da valorização da cultura negra e possibilitar a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre os africanos e seus descendentes no Brasil, foi possível realizar também um discurso de combate ao racismo arraigado na sociedade brasileira. Para isso utilizamos como referencial teórico Cavalleiro, (2001), (2005), (2006), Lopes (2008), Duarte, (2008), Costa (2009), Motta, (2010), Pereira, (2013), Ribeiro, (2014), dentre outros.

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