Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

OS RETRATOS DO MEDO EM “QUEM TEM MEDO DE QUE?” DE RUTH ROCHA

Palavra-chaves: MEDO, LITERATURA, INFANTO-JUVENIL Comunicação Oral (CO) GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6083
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 448
    "titulo" => "OS RETRATOS DO MEDO EM “QUEM TEM MEDO DE QUE?” DE RUTH ROCHA"
    "resumo" => "Alguns autores da literatura infanto-juvenil brasileira (Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Shirley Souza), abordam na tessitura do texto experiências singulares da condição humana: medo, morte, amizade,  paixão, entre outros, através dos diferentes gêneros. A contribuição deste trabalho é apresentar o estudo da obra  “Quem tem medo de Que?” de Rocha (2003), sublinhando os diferentes medos que permeiam as diferentes fases do desenvolvimento infantil, quer sejam os culturalmente difundidos, ou aqueles que fazem parte da realidade existencial por transpor a ordem natural do desejo humano- estar bem,  este ligado ao permanente anseio do homem pela perfeição. Para tanto, teremos como obras basilares para nortear este estudo Coelho (1987) , Bettelheim(1980), Martins (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "MEDO, LITERATURA, INFANTO-JUVENIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_15_16_36_idinscrito_448_526d4e4ae8977e0e961caa740adf95b7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEIDE DIAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANEIDE DIAS"
    "autor_email" => "janeide1dv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6083
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 448
    "titulo" => "OS RETRATOS DO MEDO EM “QUEM TEM MEDO DE QUE?” DE RUTH ROCHA"
    "resumo" => "Alguns autores da literatura infanto-juvenil brasileira (Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Shirley Souza), abordam na tessitura do texto experiências singulares da condição humana: medo, morte, amizade,  paixão, entre outros, através dos diferentes gêneros. A contribuição deste trabalho é apresentar o estudo da obra  “Quem tem medo de Que?” de Rocha (2003), sublinhando os diferentes medos que permeiam as diferentes fases do desenvolvimento infantil, quer sejam os culturalmente difundidos, ou aqueles que fazem parte da realidade existencial por transpor a ordem natural do desejo humano- estar bem,  este ligado ao permanente anseio do homem pela perfeição. Para tanto, teremos como obras basilares para nortear este estudo Coelho (1987) , Bettelheim(1980), Martins (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "MEDO, LITERATURA, INFANTO-JUVENIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_15_16_36_idinscrito_448_526d4e4ae8977e0e961caa740adf95b7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEIDE DIAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANEIDE DIAS"
    "autor_email" => "janeide1dv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Alguns autores da literatura infanto-juvenil brasileira (Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Shirley Souza), abordam na tessitura do texto experiências singulares da condição humana: medo, morte, amizade, paixão, entre outros, através dos diferentes gêneros. A contribuição deste trabalho é apresentar o estudo da obra “Quem tem medo de Que?” de Rocha (2003), sublinhando os diferentes medos que permeiam as diferentes fases do desenvolvimento infantil, quer sejam os culturalmente difundidos, ou aqueles que fazem parte da realidade existencial por transpor a ordem natural do desejo humano- estar bem, este ligado ao permanente anseio do homem pela perfeição. Para tanto, teremos como obras basilares para nortear este estudo Coelho (1987) , Bettelheim(1980), Martins (2007).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.