Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

REFLEXÕES, SOBRE O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL, A PARTIR DO CONTO “A GUARDADORA DE GANSOS”.

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Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

A análise do conto A guardadora de gansos (GRIMM, 1987) foi realizada a partir do estudo psicanalítico de Bruno Bettelheim (1980), visto que a importância dessas narrativas para as crianças é muito grande, já que trabalha com problemas sérios e frequentes na vida delas tais como os medos mais íntimos de crescer, de ficar sozinho, de perder as pessoas que ama, entre outros, posto que são textos que acrescentam valores e significados à vida delas. Em um segundo momento, faremos uma reflexão crítica do ensino da literatura infanto-juvenil nas escolas, segundo uma abordagem sócio-interacionista de acordo com Antunes (2003); Barbosa (2003; 2004); Libâneo (2008); Mrech (2003); e Soares (1999), pensando sobre os objetivos e as justificativas pelas quais os professores devem inserir um texto em sala de aula, pois observamos que os motivos e as formas de se ler em sala de aula não estão claros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

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