ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, REALIZADO DAS EXPERIÊNCIAS REGISTRADAS EM DIÁRIO, DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS DE UM BOLSITA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UEPB, NOS SETE MESES DA SUA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE - PB. AS EXPERIÊNCIAS CONTIDAS NESSE RELATO SÃO DECORRENTES DA PRÁTICA DE AULAS E DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE UTILIZARAM ALGUNS MICROSC?PIOS MONOCULARES EM SALA DE AULA. A EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS RESULTOU EM SIGNIFICATIVOS APRENDIZADOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO PROFESSOR, DA PRÁTICA DE RESSIGNIFICAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NO ENSINO SUPERIOR A SEREM PASSADOS PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E DA NECESSIDADE DOS PROFESSORES EXECUTAREM O ENSINO ATRELADO A PESQUISA CONTRIBUINDO COM MELHORIA NOS ASPECTOS ATUAIS QUE AFETAM A EDUCAÇÃO. JÁ O USO DE MICROSC?PIOS MONOCULARES LEVADOS NA SALA DE AULA, FORAM CAPAZES DE TORNAR ALUNOS MAIS ATIVOS E A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO UM ESTUDO ATRAENTE E SIGNIFICATIVO, APROXIMANDO OS ALUNOS A ESSA IMPORTANTE ÁREA DE CONHECIMENTO, ALÉM DE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR PARA OS ALUNOS, COMO A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS PODEM ATUAR NOS DESAFIOS DA SOCIEDADE. ESSE RELATO POSSIBILITA O ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TAMBÉM UM MOMENTO OPORTUNO PARA A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE CONTRIBUINDO FORTEMENTE COM A PREPARAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES QUE ESTÃO A INICIAR A DOCÊNCIA COM POUCA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO.