Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GRAMÁTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64477
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 369
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUE ACONTECEU COMO PARTE DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O CONTEÚDO TRABALHADO NESSA EXPERIÊNCIA FOI ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO E LUGAR, EM UMA TURMA DO SÉTIMO ANO, CONTENDO DEZENOVE ALUNOS, DE UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA QUE SE LOCALIZA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO- PB. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE DEU ATRAVÉS DO PLANO BIMESTRAL, REPASSADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, QUE ? CONSTRUÍDO EM CONJUNTO PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES DA REFERIDA REDE DE ENSINO. UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA QUE FOI TRABALHADA COM OS ALUNOS NÃO S? PARA APRENDER AS FUNÇÕES E USOS DOS ADJUNTOS DE LUGAR E TEMPO, MAS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO USO DA V?RGULA NESSA CONSTRUÇÃO. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MARCADO PELO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNOS, SEM PRECISAR MINISTRAR A ?T?PICA AULA DE GRAMÁTICA TRADICIONAL?, QUE TODOS NÓS TIVEMOS NO ENSINO BÁSICO, VOLTADA APENAS PARA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS, POIS OS ALUNOS, ENQUANTO SUJEITOS, POSSUEM UM PAPEL IMPORTANTE DE INTERVENÇÃO, ATRAVÉS DOS SEUS QUESTIONAMENTOS. AO FINAL, PUDEMOS PERCEBER QUE TRABALHAR A GRAMÁTICA SEM ÊNFASE NA METALINGUAGEM ? BEM MAIS F?CIL, POIS OS ALUNOS NÃO PRECISAM SABER APENAS CONCEITOS, NÓS PROFESSORES QUE DEVEMOS TER ESTE CONHECIMENTO, O QUE NA VERDADE IMPORTA ? FAZER O DISCENTE APRENDER SUA FUNÇÃO E SABER EM QUAL MOMENTO O USO ? FEITO PRINCIPALMENTE, COM A QUESTÃO DA V?RGULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GRAMÁTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID369_20102019170558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE SOUSA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARIANE ANDRADE"
    "autor_email" => "marianeandrade9805@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64477
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 369
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUE ACONTECEU COMO PARTE DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O CONTEÚDO TRABALHADO NESSA EXPERIÊNCIA FOI ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO E LUGAR, EM UMA TURMA DO SÉTIMO ANO, CONTENDO DEZENOVE ALUNOS, DE UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA QUE SE LOCALIZA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO- PB. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE DEU ATRAVÉS DO PLANO BIMESTRAL, REPASSADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, QUE ? CONSTRUÍDO EM CONJUNTO PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES DA REFERIDA REDE DE ENSINO. UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA QUE FOI TRABALHADA COM OS ALUNOS NÃO S? PARA APRENDER AS FUNÇÕES E USOS DOS ADJUNTOS DE LUGAR E TEMPO, MAS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO USO DA V?RGULA NESSA CONSTRUÇÃO. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MARCADO PELO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNOS, SEM PRECISAR MINISTRAR A ?T?PICA AULA DE GRAMÁTICA TRADICIONAL?, QUE TODOS NÓS TIVEMOS NO ENSINO BÁSICO, VOLTADA APENAS PARA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS, POIS OS ALUNOS, ENQUANTO SUJEITOS, POSSUEM UM PAPEL IMPORTANTE DE INTERVENÇÃO, ATRAVÉS DOS SEUS QUESTIONAMENTOS. AO FINAL, PUDEMOS PERCEBER QUE TRABALHAR A GRAMÁTICA SEM ÊNFASE NA METALINGUAGEM ? BEM MAIS F?CIL, POIS OS ALUNOS NÃO PRECISAM SABER APENAS CONCEITOS, NÓS PROFESSORES QUE DEVEMOS TER ESTE CONHECIMENTO, O QUE NA VERDADE IMPORTA ? FAZER O DISCENTE APRENDER SUA FUNÇÃO E SABER EM QUAL MOMENTO O USO ? FEITO PRINCIPALMENTE, COM A QUESTÃO DA V?RGULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GRAMÁTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID369_20102019170558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE SOUSA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARIANE ANDRADE"
    "autor_email" => "marianeandrade9805@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, QUE ACONTECEU COMO PARTE DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O CONTEÚDO TRABALHADO NESSA EXPERIÊNCIA FOI ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO E LUGAR, EM UMA TURMA DO SÉTIMO ANO, CONTENDO DEZENOVE ALUNOS, DE UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA QUE SE LOCALIZA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO- PB. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE DEU ATRAVÉS DO PLANO BIMESTRAL, REPASSADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, QUE ? CONSTRUÍDO EM CONJUNTO PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES DA REFERIDA REDE DE ENSINO. UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA QUE FOI TRABALHADA COM OS ALUNOS NÃO S? PARA APRENDER AS FUNÇÕES E USOS DOS ADJUNTOS DE LUGAR E TEMPO, MAS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO USO DA V?RGULA NESSA CONSTRUÇÃO. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MARCADO PELO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNOS, SEM PRECISAR MINISTRAR A ?T?PICA AULA DE GRAMÁTICA TRADICIONAL?, QUE TODOS NÓS TIVEMOS NO ENSINO BÁSICO, VOLTADA APENAS PARA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS, POIS OS ALUNOS, ENQUANTO SUJEITOS, POSSUEM UM PAPEL IMPORTANTE DE INTERVENÇÃO, ATRAVÉS DOS SEUS QUESTIONAMENTOS. AO FINAL, PUDEMOS PERCEBER QUE TRABALHAR A GRAMÁTICA SEM ÊNFASE NA METALINGUAGEM ? BEM MAIS F?CIL, POIS OS ALUNOS NÃO PRECISAM SABER APENAS CONCEITOS, NÓS PROFESSORES QUE DEVEMOS TER ESTE CONHECIMENTO, O QUE NA VERDADE IMPORTA ? FAZER O DISCENTE APRENDER SUA FUNÇÃO E SABER EM QUAL MOMENTO O USO ? FEITO PRINCIPALMENTE, COM A QUESTÃO DA V?RGULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.