Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PROFESSOR, INTERDISCIPLINAR, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64517
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => """
      IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO \r\n
      ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, CUJA EXPERIÊNCIA OBTIDA, RESULTA DA VIVÊNCIA COMO PROFESSOR RESIDENTE EM UMA TURMA DO 6º ANO DE CIÊNCIAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ACERCA DA UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE EXISTE UMA GRANDE DISTÊNCIA ENTRE A TEORIA APRENDIDA NA VIVÊNCIA UNIVERSIT?RIA E A PRÁTICA DOCENTE. NESSE CONTEXTO O PROFESSOR SE ENCONTRA NO DESAFIO DE ROMPER ESSAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES, EM BUSCA DE FACILITAR E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INTERATIVA PARA SEUS ALUNOS, POIS COMO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM, ? IMPRESCIND?VEL QUE O MESMO BUSQUE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM E MOTIVEM SEUS ALUNOS A SE EMPENHAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE METODOLOGIAS BASEADAS NO ?DECOREBA? E ?QUADRO E GIZ? NÃO SE MOSTRAM EFICAZES. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 8 (OITO) PROFESSORES EFETIVOS DA ESCOLA, OS QUAIS FORAM SELECIONADOS DE FORMA QUE ABRANGESSE O MÁXIMO DE DISCIPLINAS E PROFESSORES. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO MISTO, ONDE OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM CONHECER E COMPARAR AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE. DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA, SE COMPROVA QUE SÃO GRANDES OS DESAFIOS, PORÉM A MAIOR BARREIRA PARA A APLICAÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR ? A FALTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS PRÓPRIOS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, INTERDISCIPLINAR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID373_18102019235506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARETHUSA SINÉIA TAVARES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ARETHUSA FREITAS"
    "autor_email" => "arethusasineia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64517
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => """
      IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO \r\n
      ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, CUJA EXPERIÊNCIA OBTIDA, RESULTA DA VIVÊNCIA COMO PROFESSOR RESIDENTE EM UMA TURMA DO 6º ANO DE CIÊNCIAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ACERCA DA UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE EXISTE UMA GRANDE DISTÊNCIA ENTRE A TEORIA APRENDIDA NA VIVÊNCIA UNIVERSIT?RIA E A PRÁTICA DOCENTE. NESSE CONTEXTO O PROFESSOR SE ENCONTRA NO DESAFIO DE ROMPER ESSAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES, EM BUSCA DE FACILITAR E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INTERATIVA PARA SEUS ALUNOS, POIS COMO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM, ? IMPRESCIND?VEL QUE O MESMO BUSQUE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM E MOTIVEM SEUS ALUNOS A SE EMPENHAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE METODOLOGIAS BASEADAS NO ?DECOREBA? E ?QUADRO E GIZ? NÃO SE MOSTRAM EFICAZES. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 8 (OITO) PROFESSORES EFETIVOS DA ESCOLA, OS QUAIS FORAM SELECIONADOS DE FORMA QUE ABRANGESSE O MÁXIMO DE DISCIPLINAS E PROFESSORES. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO MISTO, ONDE OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM CONHECER E COMPARAR AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE. DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA, SE COMPROVA QUE SÃO GRANDES OS DESAFIOS, PORÉM A MAIOR BARREIRA PARA A APLICAÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR ? A FALTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS PRÓPRIOS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, INTERDISCIPLINAR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID373_18102019235506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARETHUSA SINÉIA TAVARES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ARETHUSA FREITAS"
    "autor_email" => "arethusasineia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA ESCOLA CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, CUJA EXPERIÊNCIA OBTIDA, RESULTA DA VIVÊNCIA COMO PROFESSOR RESIDENTE EM UMA TURMA DO 6º ANO DE CIÊNCIAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ACERCA DA UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE EXISTE UMA GRANDE DISTÊNCIA ENTRE A TEORIA APRENDIDA NA VIVÊNCIA UNIVERSIT?RIA E A PRÁTICA DOCENTE. NESSE CONTEXTO O PROFESSOR SE ENCONTRA NO DESAFIO DE ROMPER ESSAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES, EM BUSCA DE FACILITAR E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INTERATIVA PARA SEUS ALUNOS, POIS COMO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM, ? IMPRESCIND?VEL QUE O MESMO BUSQUE ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM E MOTIVEM SEUS ALUNOS A SE EMPENHAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE METODOLOGIAS BASEADAS NO ?DECOREBA? E ?QUADRO E GIZ? NÃO SE MOSTRAM EFICAZES. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 8 (OITO) PROFESSORES EFETIVOS DA ESCOLA, OS QUAIS FORAM SELECIONADOS DE FORMA QUE ABRANGESSE O MÁXIMO DE DISCIPLINAS E PROFESSORES. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO MISTO, ONDE OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM CONHECER E COMPARAR AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE. DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA, SE COMPROVA QUE SÃO GRANDES OS DESAFIOS, PORÉM A MAIOR BARREIRA PARA A APLICAÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR ? A FALTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS PRÓPRIOS PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.