Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SABER HISTÓRICO ESCOLAR E A MÚSICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: MúSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTóRIA Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64709
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "SABER HISTÓRICO ESCOLAR E A MÚSICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS  DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I.  FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), SOARES (2017), SANTOS (2014), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM,  POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO, NA  AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "MúSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTóRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID939_29112019101904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "RUHAMA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64709
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "SABER HISTÓRICO ESCOLAR E A MÚSICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS  DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I.  FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), SOARES (2017), SANTOS (2014), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM,  POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO, NA  AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "MúSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTóRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID939_29112019101904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "RUHAMA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I. FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), SOARES (2017), SANTOS (2014), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM, POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO, NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.