SABE-SE QUE A EDUCAÇÃO ? UM PROCESSO CONT?NUO E IMPRESCIND?VEL ? SOCIEDADE HUMANA E SÃO NECESSÁRIOS MÉTODOS EFICAZES PARA TANTO, SENDO A EDUCAÇÃO FORMAL UM DOS PILARES DA VIDA CIDADÃ. ASSIM, OS DOCENTES DEVEM UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS, DENTRE AS QUAIS ESTÁ O ?EDUCAR PELA PESQUISA?, PROPOSTO POR PEDRO DEMO, COMO UMA METODOLOGIA DE RELACIONAMENTO ENTRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, QUESTIONAMENTO E PESQUISA. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ARTIGO CONSTITUI-SE COMO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE VISA DIVULGAR UMA VIVÊNCIA E OS APRENDIZADOS CORRELATOS E SEU OBJETIVO ? DESTACAR A IMPORTÂNCIA, OS ACONTECIMENTOS E OS APRENDIZADOS (RE)CONSTRUÍDOS DURANTE O MINICURSO ?EDUCAÇÃO BIOLÓGICA PELA PESQUISA: UMA CONTRIBUIÇÃO ? FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES?, MINISTRADO PELO PROFESSOR DOUTOR JOSÉ VALBERTO DE OLIVEIRA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), COM FASES TEÓRICA E PRÁTICA. DIANTE DISSO, O EVENTO PODE SER CONSIDERADO EFICAZ PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUANTO AO TEMA ?EDUCAÇÃO PELA PESQUISA?, O QUAL ? POUCO CONHECIDO MAS CONSTITUI-SE EM UMA ALTERNATIVA V?LIDA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPOR?NEA, JÁ QUE NO PRESENTE SÉCULO HÁ UMA SÉRIE DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS ? VIDA EM SOCIEDADE, CABENDO AO PROFESSOR E AO PROCESSO EDUCATIVO, MEDIAR E AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, GARANTINDO A FORMAÇÃO CIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES.