ENTRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE HISTÓRIA ENFRENTAM EM SALA DE AULA, TEMOS A ADVERSIDADE QUE ? LECIONAR HISTÓRIA NAS COMUNIDADES PERIF?RICAS. NESSE CONTEXTO, NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, FOI ESTUDADA E PRESENCIADA A COMPLEXIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS COM A REALIDADE ACOMPANHADA A PARTIR DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM UMA METODOLOGIA DINÂMICA E EFICAZ. FOI PENSANDO NESSAS ADVERSIDADES QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI TÃO INTENSO NO SEU MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENTRE SEUS OBJETIVOS, PODEMOS CITAR UMA BUSCA EFICAZ POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA-EMANCIPADORA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E OS OBSTÁCULOS VIVIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO BUSCAR DISCUTIR SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA EM TURMAS DA COMUNIDADE PERIF?RICA EM UMA ESCOLA PERIF?RICA DA CIDA DE CAMPINA GRANDE-PB. ABORDAMOS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS MÉTODOS UTILIZADOS E A CONTRIBUIÇÃO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE OS LICENCIANDOS RECEBERAM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I NO SUBPROJETO DE HISTÓRIA. A PARTIR DE ENTÃO, ESTA PESQUISA TER? COMO BASE, DISCUSSÕES ACERCA DE PAULO FREIRE (1987), (2018 A) E (2018 B). NOSSA ÁREA TEÓRICA ABRANGE AS DISCUSSÕES LIGADAS AO COTIDIANO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SENDO UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS RESSALTANDO AS DIFICULDADES VIVENCIADAS EM SALA DE AULA E COMO O PERÍODO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE REGÊNCIA.