EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (SRM) NO TOCANTE AOS TRABALHOS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO. O ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO FOI REALIZADO PARA POSSIBILITAR UM OLHAR APROFUNDADO DA PESQUISA, A LUZ DE ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARANHA 2006, BERSCH 2007, ARANHA 2009, DELIBERATO 2013 ENTRE OUTROS. AS QUESTÕES NORTEADORAS CONSISTEM NAS IMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES QUE CERCAM A TEMÁTICA, UMA VEZ QUE AINDA SE EVIDENCIA A EXCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO ATENDEM AOS PADRÕES HOMOGENEIZADORES DA SOCIEDADE EM DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA ÁREA EDUCACIONAL, PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR, AMPLIANDO A POSSIBILIDADE DE INTERCOMUNICAÇÃO. CONTUDO, É SABIDO QUE MUITAS ESCOLAS TÊM TENTADO ADEQUAR SUAS AÇÕES, BUSCANDO ATENDER A DEMANDA DO ALUNADO MATRICULADO. O TRABALHO TEM SIDO EXTENUANTE, DADA A FALTA DE ESTRUTURAS BÁSICAS E DE RECURSOS HUMANOS COM FORMAÇÃO QUE LHES PERMITEM ATENDER A DIVERSIDADE PRESENTE NAS SALAS DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISSERTAR NUM PRIMEIRO MOMENTO, SOBRE OS DESAFIOS DA SALA DE RECURSO COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E SUA IMPORTÂNCIA, E NA SEQUÊNCIA TRAZ UM APORTE SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E OS DESAFIOS DO USO DAS METODOLOGIAS E RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE RECURSOS.