Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO NA COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, INCLUSÃO EDUCACIONAL, DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO, , Artigo Completo AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72480
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 708
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO NA COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (SRM) NO TOCANTE AOS TRABALHOS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO. O ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO FOI REALIZADO PARA POSSIBILITAR UM OLHAR APROFUNDADO DA PESQUISA, A LUZ DE ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARANHA 2006, BERSCH 2007, ARANHA 2009, DELIBERATO 2013 ENTRE OUTROS. AS QUESTÕES NORTEADORAS CONSISTEM NAS IMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES QUE CERCAM A TEMÁTICA, UMA VEZ QUE AINDA SE EVIDENCIA A EXCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO ATENDEM AOS PADRÕES HOMOGENEIZADORES DA SOCIEDADE EM DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA ÁREA EDUCACIONAL, PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR, AMPLIANDO A POSSIBILIDADE DE INTERCOMUNICAÇÃO. CONTUDO, É SABIDO QUE MUITAS ESCOLAS TÊM TENTADO ADEQUAR SUAS AÇÕES, BUSCANDO ATENDER A DEMANDA DO ALUNADO MATRICULADO. O TRABALHO TEM SIDO EXTENUANTE, DADA A FALTA DE ESTRUTURAS BÁSICAS E DE RECURSOS HUMANOS COM FORMAÇÃO QUE LHES PERMITEM ATENDER A DIVERSIDADE PRESENTE NAS SALAS DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISSERTAR NUM PRIMEIRO MOMENTO, SOBRE OS DESAFIOS DA SALA DE RECURSO COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E SUA IMPORTÂNCIA, E NA SEQUÊNCIA TRAZ UM APORTE SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E OS DESAFIOS DO USO DAS METODOLOGIAS E RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE RECURSOS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, INCLUSÃO EDUCACIONAL, DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID708_14062020181342.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIANE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAMOS"
    "autor_email" => "edianesousa147@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72480
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 708
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO NA COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (SRM) NO TOCANTE AOS TRABALHOS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO. O ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO FOI REALIZADO PARA POSSIBILITAR UM OLHAR APROFUNDADO DA PESQUISA, A LUZ DE ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARANHA 2006, BERSCH 2007, ARANHA 2009, DELIBERATO 2013 ENTRE OUTROS. AS QUESTÕES NORTEADORAS CONSISTEM NAS IMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES QUE CERCAM A TEMÁTICA, UMA VEZ QUE AINDA SE EVIDENCIA A EXCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO ATENDEM AOS PADRÕES HOMOGENEIZADORES DA SOCIEDADE EM DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA ÁREA EDUCACIONAL, PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR, AMPLIANDO A POSSIBILIDADE DE INTERCOMUNICAÇÃO. CONTUDO, É SABIDO QUE MUITAS ESCOLAS TÊM TENTADO ADEQUAR SUAS AÇÕES, BUSCANDO ATENDER A DEMANDA DO ALUNADO MATRICULADO. O TRABALHO TEM SIDO EXTENUANTE, DADA A FALTA DE ESTRUTURAS BÁSICAS E DE RECURSOS HUMANOS COM FORMAÇÃO QUE LHES PERMITEM ATENDER A DIVERSIDADE PRESENTE NAS SALAS DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISSERTAR NUM PRIMEIRO MOMENTO, SOBRE OS DESAFIOS DA SALA DE RECURSO COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E SUA IMPORTÂNCIA, E NA SEQUÊNCIA TRAZ UM APORTE SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E OS DESAFIOS DO USO DAS METODOLOGIAS E RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE RECURSOS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, INCLUSÃO EDUCACIONAL, DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID708_14062020181342.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIANE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAMOS"
    "autor_email" => "edianesousa147@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (SRM) NO TOCANTE AOS TRABALHOS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM SEVERO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO. O ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO FOI REALIZADO PARA POSSIBILITAR UM OLHAR APROFUNDADO DA PESQUISA, A LUZ DE ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARANHA 2006, BERSCH 2007, ARANHA 2009, DELIBERATO 2013 ENTRE OUTROS. AS QUESTÕES NORTEADORAS CONSISTEM NAS IMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES QUE CERCAM A TEMÁTICA, UMA VEZ QUE AINDA SE EVIDENCIA A EXCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO ATENDEM AOS PADRÕES HOMOGENEIZADORES DA SOCIEDADE EM DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA ÁREA EDUCACIONAL, PARA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR, AMPLIANDO A POSSIBILIDADE DE INTERCOMUNICAÇÃO. CONTUDO, É SABIDO QUE MUITAS ESCOLAS TÊM TENTADO ADEQUAR SUAS AÇÕES, BUSCANDO ATENDER A DEMANDA DO ALUNADO MATRICULADO. O TRABALHO TEM SIDO EXTENUANTE, DADA A FALTA DE ESTRUTURAS BÁSICAS E DE RECURSOS HUMANOS COM FORMAÇÃO QUE LHES PERMITEM ATENDER A DIVERSIDADE PRESENTE NAS SALAS DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISSERTAR NUM PRIMEIRO MOMENTO, SOBRE OS DESAFIOS DA SALA DE RECURSO COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E SUA IMPORTÂNCIA, E NA SEQUÊNCIA TRAZ UM APORTE SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E OS DESAFIOS DO USO DAS METODOLOGIAS E RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, DENTRO DO CONTEXTO DA SALA DE RECURSOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.