Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INCLUSÃO ESCOLAR, , Resumo Expandido AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, EM ESPECIAL, PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, A PESQUISA SE DESENVOLVEU EM QUATRO FASES. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS/TRS (MOSCOVICI, 2012, 2015) E EM OUTROS AUTORES QUE APROFUNDAM QUESTÕES EM TORNO DAS TRS; NOS DISPOSITIVOS LEGAIS REFERENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E, TAMBÉM, EM ESTUDOS E PESQUISAS QUE SE REFEREM À ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESTACANDO: ALTET (1997, 2017); ABDALLA (2006) E FRANCO (2012). OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1977) E DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS JÁ MENCIONADOS, E SE CONFIGURAM EM DUAS DIMENSÕES DE ANÁLISE: GESTÃO DIDÁTICO-EPISTÊMICA DAS APRENDIZAGENS, QUE DESENVOLVE A CATEGORIA DE ANÁLISE “ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS” E SUAS RESPECTIVAS UNIDADES DE SENTIDO; E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS, NAS TURMAS QUE TÊM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, QUE ANALISA A CATEGORIA “ESPAÇO DO DIÁLOGO” E SUAS UNIDADES DE SENTIDO.

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