Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: JUVENTUDES, CLASSE MÉDIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87973
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 552
    "titulo" => "A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CLASSE MÉDIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => ""
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID552_09032021105634.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO BOKLIS GOLBSPAN"
    "autor_nome_curto" => "-"
    "autor_email" => "ricardo.golbspan@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87973
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 552
    "titulo" => "A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CLASSE MÉDIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => ""
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID552_09032021105634.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO BOKLIS GOLBSPAN"
    "autor_nome_curto" => "-"
    "autor_email" => "ricardo.golbspan@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.