Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

OS JOVENS DO QUILOMBO SALINAS (PI) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, JUVENTUDE, QUILOMBO, IDENTIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87989
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "OS JOVENS DO QUILOMBO SALINAS (PI) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA É A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA JUVENTUDE DO QUILOMBO SALINAS NO PIAUÍ E A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE O ENSINO DA SOCIOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO NA LUTA, RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CONSIDERANDO OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE SILENCIAMENTO E INFERIORIZAÇÃO QUE IMPRIMIRAM UM CONJUNTO DE ESTIGMAS E RACISMOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL DOS JOVENS AFRODESCENDENTES NA PERSPECTIVA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO SAMBA DE CUMBUCA, EXPRESSÃO CULTURAL QUE MARCA A EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL DOS JOVENS DO QUILOMBO. A METODOLOGIA SE INSERE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ANÁLISES DE DOCUMENTOS. OS PARTICIPANTES FORAM INTEGRANTES JOVENS DO GRUPO DE TRADIÇÕES CULTURAIS SAMBA DE CUMBUCA QUE ESTUDAM EM QUALQUER SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E LIDERANÇAS DOS GRUPOS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS DA REFERIDA COMUNIDADE. PARA A COMPREENSÃO DO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E DAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE ABRAMO (1997); ARROYO (2014); COELHO (2013); FREIRE (2015), GOFFMAN (2004), HALL (2001, 2003); MOURA (1981, 1987, 1988), MUNANGA (2005); DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE AS SÃO AINDA POUCAS AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, JÁ QUE TAL DISCIPLINA SE MANTÉM DISTANCIADA DA REALIDADE DOS JOVENS DOS QUILOMBOS, SEM ARTICULAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SALINAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, JUVENTUDE, QUILOMBO, IDENTIDADE,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861c2182adc_29112022115009.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:50:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIRA LOPES MOURA"
    "autor_nome_curto" => "NAIRA"
    "autor_email" => "nairalmoura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87989
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "OS JOVENS DO QUILOMBO SALINAS (PI) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA É A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA JUVENTUDE DO QUILOMBO SALINAS NO PIAUÍ E A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE O ENSINO DA SOCIOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO NA LUTA, RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CONSIDERANDO OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE SILENCIAMENTO E INFERIORIZAÇÃO QUE IMPRIMIRAM UM CONJUNTO DE ESTIGMAS E RACISMOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL DOS JOVENS AFRODESCENDENTES NA PERSPECTIVA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO SAMBA DE CUMBUCA, EXPRESSÃO CULTURAL QUE MARCA A EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL DOS JOVENS DO QUILOMBO. A METODOLOGIA SE INSERE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ANÁLISES DE DOCUMENTOS. OS PARTICIPANTES FORAM INTEGRANTES JOVENS DO GRUPO DE TRADIÇÕES CULTURAIS SAMBA DE CUMBUCA QUE ESTUDAM EM QUALQUER SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E LIDERANÇAS DOS GRUPOS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS DA REFERIDA COMUNIDADE. PARA A COMPREENSÃO DO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E DAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE ABRAMO (1997); ARROYO (2014); COELHO (2013); FREIRE (2015), GOFFMAN (2004), HALL (2001, 2003); MOURA (1981, 1987, 1988), MUNANGA (2005); DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE AS SÃO AINDA POUCAS AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, JÁ QUE TAL DISCIPLINA SE MANTÉM DISTANCIADA DA REALIDADE DOS JOVENS DOS QUILOMBOS, SEM ARTICULAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SALINAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, JUVENTUDE, QUILOMBO, IDENTIDADE,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861c2182adc_29112022115009.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:50:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIRA LOPES MOURA"
    "autor_nome_curto" => "NAIRA"
    "autor_email" => "nairalmoura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA É A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA JUVENTUDE DO QUILOMBO SALINAS NO PIAUÍ E A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE O ENSINO DA SOCIOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO NA LUTA, RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CONSIDERANDO OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE SILENCIAMENTO E INFERIORIZAÇÃO QUE IMPRIMIRAM UM CONJUNTO DE ESTIGMAS E RACISMOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL DOS JOVENS AFRODESCENDENTES NA PERSPECTIVA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO SAMBA DE CUMBUCA, EXPRESSÃO CULTURAL QUE MARCA A EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL DOS JOVENS DO QUILOMBO. A METODOLOGIA SE INSERE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ANÁLISES DE DOCUMENTOS. OS PARTICIPANTES FORAM INTEGRANTES JOVENS DO GRUPO DE TRADIÇÕES CULTURAIS SAMBA DE CUMBUCA QUE ESTUDAM EM QUALQUER SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E LIDERANÇAS DOS GRUPOS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS DA REFERIDA COMUNIDADE. PARA A COMPREENSÃO DO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E DAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE ABRAMO (1997); ARROYO (2014); COELHO (2013); FREIRE (2015), GOFFMAN (2004), HALL (2001, 2003); MOURA (1981, 1987, 1988), MUNANGA (2005); DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE AS SÃO AINDA POUCAS AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, JÁ QUE TAL DISCIPLINA SE MANTÉM DISTANCIADA DA REALIDADE DOS JOVENS DOS QUILOMBOS, SEM ARTICULAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SALINAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.