Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

AMEFRICANIDADE COMO POTÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: AMEFRICANIDADE PRÁTICA, PEDAGÓGICA, LÉLIA GONZALEZ Comunicação Oral (CO) GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?
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          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
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                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
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                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
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Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

NO CAMPO DOS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS, SOBRETUDO NO BRASIL, OBSERVAMOS A ALARMANTE DEFASAGEM DE REFERÊNCIAS A INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS, NO PROCESSO FORMATIVO, SEJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OU NO ENSINO SUPERIOR. A AUSÊNCIA DE AUTORAS COMO LÉLIA GONZALEZ, ANTROPÓLOGA, HISTORIADORA, FILÓSOFA, ATIVISTA, UMA DAS PENSADORAS MAIS IMPORTANTES DO SÉCULO XX, SÓ SE EXPLICA DEVIDO AO VIOLENTO RACISMO INSTITUCIONAL. ESTE CONSISTE, NESSE CASO, EM UM DISPOSITIVO ACADÊMICO-CIENTÍFICO QUE IMPEDE VOZES CONTUNDENTES E ESSENCIAIS DE CIRCULAR E ALCANÇAR OS CORPOS PULSANTES QUE OCUPAM AS SALAS DE AULA: ESTUDANTES QUE ANSEIAM POR TEXTOS COM OS QUAIS POSSAM IDENTIFICAR-SE E, SOBRETUDO, QUE REFLITAM O IMPACTO DE RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO E DESIGUALDADES ESTRUTURAIS. FAZEMOS USO DE UM DOS CONCEITOS DE GONZALEZ MAIS CONHECIDOS, PRINCIPALMENTE NOS GRUPOS DE ESTUDOS FORMADOS MAJORITARIAMENTE POR PESSOAS NEGRAS, A AMEFRICANIDADE. OCUPAMOS, DESSA FORMA, UM ESPAÇO QUE AINDA INSISTE EM ESCANTEAR OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR PESSOAS CUJA EXISTÊNCIA TEM SIDO, CONSTANTEMENTE, INFERIORIZADA PELAS NORMAS DA BRANQUITUDE E DO HETEROCISSEXISMO, ADEMAIS DA ÍNTIMA RELAÇÃO COM A RACIONALIDADE NEOLIBERAL. AO ARTICULAR A LEITURA AMEFRICANA DO NOSSO PASSADO E PRESENTE, ENCONTRAMOS REFERÊNCIAS NÃO HEGEMÔNICAS PARA INTERPRETAR AS PRÁTICAS DOCENTES ENQUANTO POTÊNCIA PEDAGÓGICA. EM MOVIMENTO, PORTANTO, NO INTUITO DE DESVINCULAR-NOS DE PARÂMETROS DISCRIMINATÓRIOS E RACISTAS E REDEFINIR NOSSO PROJETO DE SOCIEDADE.

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