Artigo CONEDU - Educação Emocional

E-books

ISBN: 978-65-86901-73-3

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2022-07-12 14:51:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91347
    "edicao_id" => 259
    "trabalho_id" => 1753
    "inscrito_id" => 8310
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pandemia provocada pelo coronavírus afastou por dois anos a vivência da rotina escolar a qual todos estavam habituados, com isso, ainda não se sabe o quão os estudantes foram afetados, desde as questões voltadas ao emocional provocadas pelo isolamento social, pelas perdas e medos até questões referentes às aprendizagens. Nesse contexto, e seguindo a proposta de educação integral apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que prever a formação e desenvolvimento humano global, apresentando dez competências gerais, entre estas, as competências socioemocionais, é perceptível a necessidade de trabalhar de forma intencional as competências na escola. Essa pesquisa de caráter qualitativa, tem seu desenvolvimento em aulas de língua portuguesa com estudantes dos anos finais. Como arcabouço teórico, fundamenta-se na Pedagogia Emocional de Chabot, na proposta do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais e outros estudiosos que contribuem para esse tema ainda incipiente nas produções acadêmicas. Em uma breve análise dos resultados deste trabalho, confirma-se que a promoção de práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa surtem grande efeito para os estudantes quanto a identificação das emoções, bem como compreensão sobre como agir de forma competente a partir de situações novas e desafiadoras, desenvolvendo, portanto, estratégias para saber lidar com a frustração, insegurança, medo, perda, dor, além de fortalecer a empatia, a tolerância ao estresse, a responsabilidade, o foco, a persistência entre outras competências essenciais à vida em sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8310_TB1753_14072022182607.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:32:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SILVA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "professoralusilva.pimente"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-emocional"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91347
    "edicao_id" => 259
    "trabalho_id" => 1753
    "inscrito_id" => 8310
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pandemia provocada pelo coronavírus afastou por dois anos a vivência da rotina escolar a qual todos estavam habituados, com isso, ainda não se sabe o quão os estudantes foram afetados, desde as questões voltadas ao emocional provocadas pelo isolamento social, pelas perdas e medos até questões referentes às aprendizagens. Nesse contexto, e seguindo a proposta de educação integral apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que prever a formação e desenvolvimento humano global, apresentando dez competências gerais, entre estas, as competências socioemocionais, é perceptível a necessidade de trabalhar de forma intencional as competências na escola. Essa pesquisa de caráter qualitativa, tem seu desenvolvimento em aulas de língua portuguesa com estudantes dos anos finais. Como arcabouço teórico, fundamenta-se na Pedagogia Emocional de Chabot, na proposta do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais e outros estudiosos que contribuem para esse tema ainda incipiente nas produções acadêmicas. Em uma breve análise dos resultados deste trabalho, confirma-se que a promoção de práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa surtem grande efeito para os estudantes quanto a identificação das emoções, bem como compreensão sobre como agir de forma competente a partir de situações novas e desafiadoras, desenvolvendo, portanto, estratégias para saber lidar com a frustração, insegurança, medo, perda, dor, além de fortalecer a empatia, a tolerância ao estresse, a responsabilidade, o foco, a persistência entre outras competências essenciais à vida em sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8310_TB1753_14072022182607.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:32:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SILVA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "professoralusilva.pimente"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-emocional"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 259
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-emocional"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
        "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
        "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 259
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-emocional"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
        "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
        "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 153
                "edicao_id" => 259
                "codigo" => "978-65-86901-73-3"
                "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARILENE SALGUEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
                  CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n
                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n
                  TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n
                  WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf"
                "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
                "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 153
                "edicao_id" => 259
                "codigo" => "978-65-86901-73-3"
                "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARILENE SALGUEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
                  CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n
                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n
                  TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n
                  WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf"
                "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
                "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A pandemia provocada pelo coronavírus afastou por dois anos a vivência da rotina escolar a qual todos estavam habituados, com isso, ainda não se sabe o quão os estudantes foram afetados, desde as questões voltadas ao emocional provocadas pelo isolamento social, pelas perdas e medos até questões referentes às aprendizagens. Nesse contexto, e seguindo a proposta de educação integral apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que prever a formação e desenvolvimento humano global, apresentando dez competências gerais, entre estas, as competências socioemocionais, é perceptível a necessidade de trabalhar de forma intencional as competências na escola. Essa pesquisa de caráter qualitativa, tem seu desenvolvimento em aulas de língua portuguesa com estudantes dos anos finais. Como arcabouço teórico, fundamenta-se na Pedagogia Emocional de Chabot, na proposta do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais e outros estudiosos que contribuem para esse tema ainda incipiente nas produções acadêmicas. Em uma breve análise dos resultados deste trabalho, confirma-se que a promoção de práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa surtem grande efeito para os estudantes quanto a identificação das emoções, bem como compreensão sobre como agir de forma competente a partir de situações novas e desafiadoras, desenvolvendo, portanto, estratégias para saber lidar com a frustração, insegurança, medo, perda, dor, além de fortalecer a empatia, a tolerância ao estresse, a responsabilidade, o foco, a persistência entre outras competências essenciais à vida em sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.