Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

AULA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LITERATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5880
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "AULA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo geral confrontar a observação da prática docente de um professor de literatura com os estudos teóricos propostos na disciplina de Estágio Supervisionado III, oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba. Demonstraremos que refletir sobre as práticas de um professor mais experiente, confrontando-as com os caminhos de ensino propostos pelos teóricos e documentos oficiais,  contribui significativamente para a formação do futuro docente, por permitir que este, analisando suas  práticas,  possa construir para si novas perspectivas de trabalho. Para tanto, utilizaremos como base teórica os estudos voltados para a construção do leitor literário e para a prática docente centrada no interacionismo, abordado  por Pinheiro (2006), Paulino & Cosson (2009), OCEM (2008), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_12_20_57_idinscrito_371_c72028d2297dc61f4a53f365c5dd20f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA VALÉRIA VIEIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA COSTA"
    "autor_email" => "patriciacosta_mcc@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5880
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "AULA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo geral confrontar a observação da prática docente de um professor de literatura com os estudos teóricos propostos na disciplina de Estágio Supervisionado III, oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba. Demonstraremos que refletir sobre as práticas de um professor mais experiente, confrontando-as com os caminhos de ensino propostos pelos teóricos e documentos oficiais,  contribui significativamente para a formação do futuro docente, por permitir que este, analisando suas  práticas,  possa construir para si novas perspectivas de trabalho. Para tanto, utilizaremos como base teórica os estudos voltados para a construção do leitor literário e para a prática docente centrada no interacionismo, abordado  por Pinheiro (2006), Paulino & Cosson (2009), OCEM (2008), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_12_20_57_idinscrito_371_c72028d2297dc61f4a53f365c5dd20f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA VALÉRIA VIEIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA COSTA"
    "autor_email" => "patriciacosta_mcc@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral confrontar a observação da prática docente de um professor de literatura com os estudos teóricos propostos na disciplina de Estágio Supervisionado III, oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba. Demonstraremos que refletir sobre as práticas de um professor mais experiente, confrontando-as com os caminhos de ensino propostos pelos teóricos e documentos oficiais, contribui significativamente para a formação do futuro docente, por permitir que este, analisando suas práticas, possa construir para si novas perspectivas de trabalho. Para tanto, utilizaremos como base teórica os estudos voltados para a construção do leitor literário e para a prática docente centrada no interacionismo, abordado por Pinheiro (2006), Paulino & Cosson (2009), OCEM (2008), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.