Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada no âmbito de um programa de capacitação profissional que objetivou analisar e avaliar evidências sobre o tratamento dado às habilidades socioemocionais em um curso de Pedagogia e estabeleceu como foco de ação a formação de professores da Educação Básica no Curso de Pedagogia da UFPB – Campus III. A pesquisa foi realizada no período de março a junho de 2022 com a participação de 10 estudantes e uma docente do curso. Considerando a relevância das emoções na formação do indivíduo em sua integralidade e das relações que se estabelecem no ato pedagógico o foco de análise foi a consideração da importância dos aspectos socioemocionais e das emoções na formação docente. Entender e defender a escola como um espaço formador integral pressupõe vários aspectos de desenvolvimento que considerem a educação a partir da priorização da cognição e da emoção como fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa qualitativa surgiu, nesse sentido, da necessidade de aprofundar entendimentos acerca da temática a partir da visão dos indivíduos inseridos no cotidiano da formação docente, estudantes e docente. A pesquisa contou com o questionário como instrumento e os resultados apontam para o pouco conhecimento/reconhecimento das habilidades socioemocionais por parte dos participantes e conclui a não existência no Projeto Político Curricular e nas práticas das disciplinas do curso de discussões sobre o tema.