O presente trabalho se insere na temática acerca do profissional de apoio escolar na Educação Infantil, que é pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção da criança com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária. O objetivo da pesquisa é compreender como as publicações científicas abordam as ações educativas do profissional de apoio escolar, com o foco na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Para a busca dessas publicações foi utilizado o Portal Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Não foi utilizado nenhum parâmetro cronológico e como palavra-chave se utilizou “profissional de apoio escolar” ou “profissional de apoio”. Em um segundo momento da coleta de dados, foi utilizada as palavras “profissional de apoio escolar na Educação Infantil” para se fazer uma busca de trabalhos acadêmicos no mecanismo virtual de pesquisa do Google Acadêmico. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que há pesquisas que abordam a temática de uma maneira ampla, com foco nas legislações e na função do profissional de apoio escolar para apoiar a inclusão do aluno com deficiência na escola. Além disso, as pesquisas com foco na Educação Infantil evidenciaram que o profissional de apoio escolar representa um suporte para a inclusão da criança com deficiência, agindo como mediador entre a criança e as relações sociais, mas que se faz necessária a definição clara dos papéis dos profissionais da educação para o desenvolvimento efetivo da criança com deficiência.