Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GRAMÁTICA PARA A GERAÇÃO ALPHA: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS INOVADORAS E O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130165
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1547
    "inscrito_id" => 6498
    "titulo" => "O ENSINO DA GRAMÁTICA PARA A GERAÇÃO ALPHA: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS INOVADORAS E O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A Geração Alpha, nascida em um contexto de modernidade líquida (Bauman, 2001), apresenta novos desafios ao ensino da gramática, exigindo uma reavaliação das metodologias tradicionais frente à crescente digitalização da educação. O estudo objetiva analisar como as abordagens gramaticais podem ser adaptadas para atender às características cognitivas desta geração, considerando as diretrizes da BNCC (Brasil, 2017) que propõem um ensino contextualizado e as contribuições da neurociência para a compreensão dos processos de aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se nas teorias de Cosenza e Guerra (2011) sobre o funcionamento cerebral durante o aprendizado, além de examinar estratégias como a gamificação (Kapp, 2012; Alves, 2015) e o uso de tecnologias digitais (Kampf, 2011; McCrindle, 2014) aplicadas ao ensino gramatical. Os resultados evidenciam que metodologias ativas e interativas potencializam a aquisição do conhecimento gramatical, tornando-o mais significativo e envolvente para os alunos nativos digitais. Conclui-se que, apesar dos desafios relacionados à formação docente e à adaptação curricular, é imprescindível reformular o ensino da gramática através de estratégias que contemplem o perfil cognitivo da Geração Alpha, utilizando consciente e criticamente recursos tecnológicos para promover maior engajamento. Esta abordagem não apenas facilita o aprendizado gramatical, mas também prepara os estudantes para uma comunicação mais eficiente nos diversos contextos comunicativos do século XXI, alinhando-se às demandas contemporâneas de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6498_TB1547_10032025181425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAYANE FREITAS GONÇALO"
    "autor_nome_curto" => "Rayane"
    "autor_email" => "rayanegoncalo155@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130165
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1547
    "inscrito_id" => 6498
    "titulo" => "O ENSINO DA GRAMÁTICA PARA A GERAÇÃO ALPHA: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS INOVADORAS E O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A Geração Alpha, nascida em um contexto de modernidade líquida (Bauman, 2001), apresenta novos desafios ao ensino da gramática, exigindo uma reavaliação das metodologias tradicionais frente à crescente digitalização da educação. O estudo objetiva analisar como as abordagens gramaticais podem ser adaptadas para atender às características cognitivas desta geração, considerando as diretrizes da BNCC (Brasil, 2017) que propõem um ensino contextualizado e as contribuições da neurociência para a compreensão dos processos de aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se nas teorias de Cosenza e Guerra (2011) sobre o funcionamento cerebral durante o aprendizado, além de examinar estratégias como a gamificação (Kapp, 2012; Alves, 2015) e o uso de tecnologias digitais (Kampf, 2011; McCrindle, 2014) aplicadas ao ensino gramatical. Os resultados evidenciam que metodologias ativas e interativas potencializam a aquisição do conhecimento gramatical, tornando-o mais significativo e envolvente para os alunos nativos digitais. Conclui-se que, apesar dos desafios relacionados à formação docente e à adaptação curricular, é imprescindível reformular o ensino da gramática através de estratégias que contemplem o perfil cognitivo da Geração Alpha, utilizando consciente e criticamente recursos tecnológicos para promover maior engajamento. Esta abordagem não apenas facilita o aprendizado gramatical, mas também prepara os estudantes para uma comunicação mais eficiente nos diversos contextos comunicativos do século XXI, alinhando-se às demandas contemporâneas de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6498_TB1547_10032025181425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAYANE FREITAS GONÇALO"
    "autor_nome_curto" => "Rayane"
    "autor_email" => "rayanegoncalo155@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Geração Alpha, nascida em um contexto de modernidade líquida (Bauman, 2001), apresenta novos desafios ao ensino da gramática, exigindo uma reavaliação das metodologias tradicionais frente à crescente digitalização da educação. O estudo objetiva analisar como as abordagens gramaticais podem ser adaptadas para atender às características cognitivas desta geração, considerando as diretrizes da BNCC (Brasil, 2017) que propõem um ensino contextualizado e as contribuições da neurociência para a compreensão dos processos de aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se nas teorias de Cosenza e Guerra (2011) sobre o funcionamento cerebral durante o aprendizado, além de examinar estratégias como a gamificação (Kapp, 2012; Alves, 2015) e o uso de tecnologias digitais (Kampf, 2011; McCrindle, 2014) aplicadas ao ensino gramatical. Os resultados evidenciam que metodologias ativas e interativas potencializam a aquisição do conhecimento gramatical, tornando-o mais significativo e envolvente para os alunos nativos digitais. Conclui-se que, apesar dos desafios relacionados à formação docente e à adaptação curricular, é imprescindível reformular o ensino da gramática através de estratégias que contemplem o perfil cognitivo da Geração Alpha, utilizando consciente e criticamente recursos tecnológicos para promover maior engajamento. Esta abordagem não apenas facilita o aprendizado gramatical, mas também prepara os estudantes para uma comunicação mais eficiente nos diversos contextos comunicativos do século XXI, alinhando-se às demandas contemporâneas de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.